STF, Anatel e Polícia Federal são alvos de ataques hackers nos últimos dias

Nos últimos dias, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Polícia Federal (PF) foram alvos de ataques cibernéticos. Embora as tentativas de invasão tenham causado instabilidades momentâneas, os órgãos públicos afirmam que não houve prejuízos significativos aos seus sistemas.

No caso da Polícia Federal, o ataque ocorreu nesta terça-feira (3), gerando instabilidade nos serviços prestados pela instituição. Em nota, a PF informou que o acesso aos serviços foi rapidamente restabelecido e que não houve comprometimento dos sistemas ou dos dados.

O Supremo Tribunal Federal relatou que foi alvo de um ataque do tipo DDoS (negação de serviço) na quinta-feira (29), pouco antes do ministro Alexandre de Moraes ordenar que a rede social X designasse um representante no Brasil e pagasse as multas devidas à Justiça, sob pena de ser proibida no país. O ataque, que gerou milhares de acessos simultâneos ao sistema do STF, deixou os serviços inoperantes por menos de 10 minutos. A equipe técnica do tribunal agiu rapidamente para implementar novas camadas de segurança e normalizar o acesso, sem causar prejuízos operacionais.

A Anatel, por sua vez, observou um aumento nos ataques hackers após a decisão do STF de bloquear o acesso ao X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter. A agência esclareceu que, como uma organização pública de grande relevância, é frequentemente alvo de ciberataques, especialmente em momentos que envolvem decisões sensíveis. As recentes tentativas de invasão causaram instabilidades momentâneas em seus sistemas e redes, mas a situação foi controlada sem maiores danos.

The post STF, Anatel e Polícia Federal são alvos de ataques hackers nos últimos dias appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.