Em mais uma visita fiscalizatória aos equipamentos públicos da capital potiguar, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal esteve, na segunda-feira 7, na Unidade Básica de Saúde Enfermeira Rosângela Lima de Freitas Nobre, no bairro Planalto, a fim de verificar o andamento dos trabalhos, identificar possíveis problemas e providenciar soluções.
“Constatamos que tem um ar condicionado sem funcionar, infiltrações e goteiras nas salas. Hoje foi o primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe e o papel toalha já acabou, fundamental para os profissionais secarem as mãos após a vacinação. A unidade também não dispõe de autoclaves, indispensável para esterilização “, destacou o vereador João Batista Torres, morador do bairro. Também participaram do encontro, os vereadores Luciano Nascimento (PSD) e Cleiton da Policlínica (PSDB.
A unidade realiza, em média, 1.500 procedimentos por mês, atendendo cerca de 20 mil pessoas. Ao todo, 60 servidores atuam na instituição, número insuficiente para atender a demanda, o que gera sobrecarga de trabalho dos profissionais.
Vereadores aprovam projetos para ciclistas e inclusão de pessoas com deficiência
A Câmara Municipal de Natal apreciou, durante sessão ordinária realizada da terça-feira 8, projetos com foco na segurança viária e na inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, foram apreciados vetos do Chefe do Executivo municipal. Entre os destaques, o plenário aprovou a proposta do vereador Aldo Clemente (PSDB), que institui no calendário oficial do município a “Semana de Conscientização e Prevenção de Acidentes ao Ciclista”.
Segundo o autor, a medida é necessária diante do crescimento do uso da bicicleta na capital potiguar. “É um tema que merece a atenção dessa casa. Há muitos usuários que não apenas usam o ciclismo para prática esportiva, mas também para se deslocar para escola, trabalho, como meio de transporte”, justificou Clemente.
Outra proposta aprovada foi a do vereador Eribaldo Medeiros (Rede), que institui a “Semana Municipal de Conscientização e Defesa da Promoção da Educação Inclusiva à Pessoa com Deficiência”. “Esse projeto é muito importante para quebrar preconceitos e destacar formas de garantir a inclusão, conscientizando a população da nossa cidade”, afirmou.
Comissão de Justiça aprova audiência pública sobre ZPAs
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal analisou, na segunda-feira 7, 42 projetos de lei e decidiu pela realização de uma audiência pública, a ocorrer no próximo dia 28 de abril, para discutir a unificação da legislação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da capital potiguar.
“Será uma oportunidade para reunir entidades, sociedade civil e promover um amplo debate. Essa discussão é fundamental para que possamos votar uma matéria tão importante para o futuro de Natal”, destacou o vereador Aldo Clemente (PSDB), líder do Governo na Casa.
As ZPAs são áreas delimitadas por lei para preservação ambiental e, atualmente, cada uma das dez zonas existentes em Natal possui uma legislação específica. A proposta, de autoria do Executivo, busca organizar as prescrições do que pode ou não pode ser feito nessas áreas.