Diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Andrade
| Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE
Ainda de acordo com ela, o Bahia Connect é uma oportunidade de apresentar uma nova perspectiva para a educação profissional de forma acessível, “São três dias de programação gratuita e acessível para toda a população baiana. E apenas nesse primeiro dia já nos surpreendeu. E aí traz também uma reflexão para a gente: nós precisamos de eventos dessa natureza e dessa qualidade para a nossa Bahia, para a nossa cidade”.O evento, que antes tinha a previsão de reunir 10 mil pessoas nos três dias, já triplicou os números, recebendo inscrições de 30 mil participantes e representantes de 12 estados brasileiros. Além dos jovens e estudantes, o ambiente reúne empresários, startups, acadêmicos e representantes dos setores público e privado para discutir e apresentar soluções tecnológicas. A programação conta com palestras, painéis, workshops e exposições, capacitando os participantes no uso de ferramentas de inteligência artificial, e-commerce, big data (análise de grandes quantidades de dados) e marketing digital.Presente no evento, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, considerou que eventos dessa magnitude “é o caminho”. Segundo o gestor, além de ampliar conhecimento, o Bahia Connect fomenta o turismo local.
| Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE
“Trocar experiências na área de tecnologia e inovação é o caminho. A tecnologia chegou em todas as áreas e o setor de serviço está aproveitando os avanços tecnológicos. São muitos visitantes que vieram de fora, que estão nos nossos hotéis, vão aos nossos restaurantes, vão consumir nossos produtos típicos, vão sair com uma excelente impressão da nossa cidade para voltar mais vezes, trazer a família. Então, também é um evento que acaba tendo um impacto muito grande no turismo na nossa cidade. Além disso, é um evento que foi planejado há dois anos. Houve contratações de serviço, houve investimento… Então veja o quanto gerou de riquezas para a nossa cidade. É um evento extremamente importante em todas as esferas. Não tenho dúvidas que já é um grande sucesso”, disse o prefeito em entrevista ao Portal A TARDEEspaços de experiênciaUm dos destaques no evento é o espaço Saúde, onde os visitantes podem participar de simulações realísticas destinadas à prática de primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar (RCP). Com uso de manequins, o intuito é tornar o momento o mais próximo possível da realidade de um hospital.
Espaço Saúde
| Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE
Ainda é possível o acesso a uma mesa interativa que possibilita diagnósticos de pacientes conforme situações apresentadas e a uma trilha virtual sobre alimentação saudável. Serviços de beleza, como spa dos pés, quick massagem, esmaltação e higienização facial, também estão disponíveis mediante agendamento pelo aplicativo do Bahia Connect.Outro atrativo é o ambiente de vivências em gastronomia e turismo, a exemplo de experiência imersiva e interativa na Costa do Cacau, tour virtual no Museu da Gastronomia Baiana e registros fotográficos em cabine com cenários projetados por inteligência artificial.
Leia Também:
Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil impacta mais de 617 mil baianos
Bahia Connect destaca inovação para o comércio de bens e serviços
Summit Made in Bahia: 2ª edição será maior e vai aquecer negócios
Já no ambiente de tecnologia, gestão e negócios, os interessados podem se descobrir artistas no grafite digital, se aventurar nos pontos para decolagem, deslocamento e simulação de voo de drones, se informar sobre a história da evolução tecnológica, além de curtir jogos desenvolvidos por profissionais e estudantes baianos. A chance de elaborar planos de negócios por meio de gamificação será mais um diferencial à disposição de empreendedores e empresas presentes. Todos os outros espaços podem ser consultados através do site oficial do evento.Palestras e showsDurante todo o evento, serão mais de 50 palestras. Nesta quinta, as conversas ficaram sob o comando de Fernando Torquatto, um dos principais nomes da beleza no Brasil, e o CEO da Rock World (empresa produtora do Rock in Rio, The Town e Lollapalooza BR), Luis Justo. Ele atua há mais de 20 anos como CEO em empresas referência, além de comandar os maiores festivais de música do mundoTeve também momento de se embalar nos acordes da cantora. Nesta sexta, 11, Adelmo Casé subirá no palco e, no sábado, 12, a cantora Larissa Luz será a responsável por fechar a programação com chave de ouro.Evento entrará na agenda baianaO presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio-BA), Kelson Fernandes, celebrou o sucesso da abertura do evento e garantiu que haverá outras edições.“A avaliação é a melhor possível. A gente viu aqui o público contente, satisfeito com o que nós estamos apresentando. O evento está maravilhoso, tivemos gente muito importante aqui prestigiando e é sinal que estamos no caminho certo. Nossas expectativas para amanhã e para sábado são as melhores possíveis. Nós temos 30 mil inscritos, que é garantia completa de sucesso, com absoluta certeza. Esse evento veio para ficar na Bahia e nós temos a certeza de que haverá conseguiremos novos patrocínios para realizar outras edições e se consolidar de vez na agenda baiana”.
O presidente da Fecomércio-BA, Kelson Fernandes
| Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE