Grupo utilizava dinheiro roubado para agiotagem e torturava quem não conseguia pagar dívidas com juros abusivos. Operação prende 15 suspeitos em oito cidades gaúchas
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu 15 pessoas nesta quinta-feira (10) durante uma operação contra uma organização criminosa envolvida em assaltos a banco, agiotagem e tortura. Um dos crimes cometidos pelo grupo foi registrado por câmeras de segurança: durante um assalto a uma agência no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em janeiro de 2023, os criminosos usaram pedaços de papelão para evitar serem identificados pelas câmeras.
Na ocasião, foram levados R$ 556.479,52. Conforme a investigação, o dinheiro roubado era utilizado para financiar um esquema de agiotagem, que funcionava com a cobrança de juros abusivos e violência contra os devedores.
Violência, intimidação e lavagem de dinheiro
Segundo a polícia, os clientes que não conseguiam pagar os valores exigidos eram localizados e agredidos. As sessões de tortura eram filmadas e as gravações utilizadas para ameaçar outras pessoas em débito.
Mais de 300 ordens judiciais foram cumpridas em oito municípios: Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Tramandaí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas e Guaíba. Foram expedidos 18 mandados de prisão e mais de 50 de busca e apreensão. Também houve o sequestro de 96 veículos, uma lancha, 22 imóveis e o bloqueio de 41 contas bancárias.
Ao longo do último ano, a Polícia Civil identificou 41 pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema. Elas devem responder por crimes como agiotagem, extorsão, tortura e lavagem de dinheiro.
fonte: G1
The post Criminosos usavam papelão para esconder rosto durante assalto a banco no RS appeared first on Agora No Vale.