Vistoria de táxis e mototáxis começa em Assú para garantir segurança no São João

A Prefeitura de Assú iniciou nesta quinta-feira 10 o mutirão de vistorias em táxis e mototáxis para emissão do alvará 2025, documento obrigatório para quem pretende atuar no transporte de passageiros durante o São João. A inspeção ocorre nos dias 10 e 11 de abril, das 8h às 12h, no Centro Administrativo do município. O atendimento segue normalmente a partir do dia 11 na Secretaria de Mobilidade Urbana, mediante agendamento.

“Na verdade, nós iniciamos desde o final do mês de março lá na Secretaria de Mobilidade. Mas, para facilitar para os permissionários, nós marcamos um mutirão para esta quinta e sexta”, explicou José Arcanjo, coordenador de Educação para o Trânsito.

No local do mutirão, os motoristas realizam a vistoria, emitem o boleto e recebem o alvará em sequência. “É mais uma facilidade, né? Levando a vistoria pro próprio local aonde o alvará é emitido”, afirmou Arcanjo.

Leia também: “Vamos tentar agradar todos os públicos”, diz prefeito Lula Soares sobre atrações do São João de Assú

Somente os veículos regularizados poderão circular no perímetro da festa, especialmente no circuito de São João, onde será instalado um corredor exclusivo para táxis e mototáxis. “Todo ano é incentivada a campanha Vá de Táxi e Mototáxi e apenas os veículos com alvará 2025 é que têm acesso ao perímetro do circuito. Apenas os taxistas e mototaxistas regularizados vão ter esse acesso”, afirmou.

A medida visa também organizar o trânsito e garantir segurança durante a festa. “O que a população precisa entender é que esse trabalho que é feito, na verdade, é para garantir que a festa aconteça, porque as bandas precisam entrar, precisam sair. Então a gente tem que controlar o acesso da população àquela área”, detalhou.

A vistoria verifica desde os itens de segurança dos veículos até a documentação pessoal dos condutores. “Além de ser verificado os itens de segurança, estado de pneus, luzes, as condições dos veículos, também é feito o levantamento da documentação do veículo e do motorista. Tudo isso garante que o carro está em boas condições e o prestador de serviço está apto, trazendo mais segurança para a pessoa que vai solicitar aquele serviço”, completou.

O serviço de vistoria segue até junho. “A ideia é antecipar. Nós estamos em abril. Então, é bom ficar logo tranquilo. O permissionário tem um tempo ainda para que possa regularizar a sua situação. Entre final de maio e início de junho, aí a gente começa o cadastramento com adesivo para identificação do acesso ao circuito”, explicou.

Arcanjo reforçou que todos os permissionários com alvará vigente e interesse em trabalhar poderão participar. “Todos os permissionários estão com a possibilidade, desde que estejam em dia. Tenham feito a vistoria para a emissão do alvará 2025. Eles podem se cadastrar e são adesivados para ter o acesso livre ao corredor”.

As ações integram o planejamento da gestão para o São João, com reuniões periódicas. “A ideia é estar sempre vendo o que pode ser melhorado. Estamos em uma gestão nova, com ideias novas. Com certeza, essas reuniões vão acontecendo e a gente vai alinhando de uma maneira que fique melhor para a população”, disse.

Além das ações para a festa, o município lançou o Comitê Municipal do Programa Vida no Trânsito, com apoio da Secretaria de Saúde. “A ideia do Programa Vida no Trânsito é uma parceria entre mobilidade, saúde e educação para levar à população a importância da prevenção do acidente. No período do São João, que é suscetível ao aumento de acidentes, estamos planejando ações para conscientizar a população”, afirmou.

Arcanjo enfatizou a atuação nas escolas. “Hoje mesmo a gente estava em uma escola no período da manhã, naquele horário de chegada dos alunos, e já percebeu uma melhora em relação ao mês de março. Só a presença do agente de trânsito, aquela conversa na calçada com o pai, com a mãe, com a criança, já vai conscientizando”, relatou.

Segundo ele, o objetivo é reduzir os acidentes a zero. “Nossa prioridade sempre vai ser salvar vidas, principalmente as crianças. Estamos fazendo esse controle em várias escolas da cidade, e com certeza agora, a partir de maio, a gente vai começar a intensificar ainda mais com palestras para levar essa cultura da segurança”, disse.

Sobre a operação durante o São João, Arcanjo reconhece o esforço da equipe reduzida. “A gente sabe que o contingente ainda não é o ideal. Mas existem parcerias, e o trabalho continua. A fiscalização nas ruas de Assú não para durante a festa”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.