A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta quinta-feira 10, a concessão do título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi tomada mesmo diante de protestos no plenário e pedidos de vista apresentados por vereadores da oposição.
Um grupo de manifestantes voltou a ocupar o espaço com cartazes e palavras de ordem contra a proposta de concessão do título de cidadão natalense ao ex-presidente, o que exigiu a intervenção da segurança da Câmara.
Parlamentares como Daniel Valença (PT), Brisa Bracchi (PT) e Samanda Alves (PT), contrários à medida, alegaram que o projeto era inadequado e pediram o adiamento da votação, mas os requerimentos foram rejeitados. A votação seguiu e o projeto acabou aprovado.
“Vocês estão homenageando um cara que tentou um golpe de Estado. Eu teria vergonha”, afirmou o vereador Daniel Valença (PT). Em seu discurso, ele relembrou falas de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 e justificou seu voto contrário à homenagem.
“O ex-condenado Lula passou mais de 500 dias preso e, por uma manobra jurídica do STF, saiu da cadeia para a presidência”, disse o Subtenente Eliabe (PL), que é o autor da proposta de concessão do título a Bolsonaro. Ele agradeceu aos vereadores que foram favoráveis ao projeto.
Protesto interrompe sessão na Câmara
Na quarta-feira 9, a sessão ordinária da Câmara foi suspensa duas vezes durante a tentativa de votação do título de cidadão. A presença de grupo que protestava contra o projeto gerou tensão e impediu o andamento normal dos trabalhos legislativos.
Título de cidadão natalense
Na última segunda 7, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto de lei que concede o título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
A proposta é de autoria do vereador Subtenente Eliabe (PL) e foi subscrita pelos vereadores Fúlvio Saulo (SDD), Tony Henrique (PL), Preto Aquino (PODE) e Camila Araújo (União). “Na história da Presidência, foi o presidente que mais visitou a nossa cidade. Os recursos enviados à Natal superaram as gestões anteriores e um olhar para a segurança com mais de R$ 200 milhões para aparelhar as forças de segurança. Essa concessão é justa, razoável e merecida. Ele que já é cidadão potiguar”, disse Eliabe, relembrando que Bolsonaro já recebeu o título de cidadão norte-rio-grandense pela Assembleia Legislativa do estado.
O ex-presidente tem agenda marcada para esta sexta-feira 11 no Rio Grande do Norte. Ao lado do senador e pré-candidato ao Governo do RN Rogério Marinho, Bolsonaro irá se reunir com apoiadores em um ponto de encontro na Avenida Engenheiro Roberto Freire, no CCAB Sul, em Natal. De lá, segue em comboio para o interior com paradas em Tangará, Acari (onde visita a Cidade da Moda) e Jucurutu (Barragem de Oiticica).