A vendedora Stefany Camilla, 21 anos, ficou bem apreensiva ao ver a filha reclamando de uma insistente dor no ouvido. Mesmo com a medicação, a pequena Maytê, 3 anos, continuava se queixando, ao ponto de a mãe levá-la ao hospital. O que a família não esperava era descobrir que o causador de tudo isso era uma barata.
À CRESCER, Stefany contou que tudo aconteceu no dia 10 de março, na casa da família, em Itapevi (SP). Após a filha reclamar de dor por alguns dias, ela verificou se havia algum objeto estranho em seu ouvido. “Peguei a lanterna do meu celular, comecei a olhar e, aparentemente, parecia ter uma bolinha de pulseira, vi algo branco”, lembra.
Como estava saindo secreção do ouvido, a mãe decidiu buscar atendimento médico.“Ela estava muito inquieta, agoniada com o ouvido, ficava batendo a mãozinha como se [algo] fosse sair de dentro”, a mãe explicou. “Já estava bem dolorido e saindo secreção. Assim que vi que tinha algo no ouvido dela, a levei ao médico”, a vendedora contou.
Quando chegou à unidade de saúde, o médico confirmou que, de fato, havia um corpo estranho dentro do ouvido de Maytê. A princípio, a suspeita era de que seria uma miçanga. Então, a menina ficou em observação na unidade até ser transferida para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. “Fomos para o quarto da internação e as enfermeiras ainda tentaram remover [o corpo estranho]. Saíram algumas perninhas e eu tomei um susto”, Stefany relatou.
Com a troca de plantão, Maytê foi avaliada por um novo médico, que queria liberar a menina, pois acreditava que seu quadro estava associado a uma inflamação no ouvido. “Ele disse que não via nada lá dentro, mas as enfermeiras disseram que sim, porque também viram. Eu também falei que não iria para a casa”, afirma.
Durante a transferência para São Paulo, a pequena Maytê já estava bem abalada. “Ela foi chorando o percurso todo”, lembra. Após chegar ao Hospital das Clínicas, a garotinha passou por vários exames e por uma avaliação com o otorrinolaringologista. Foi, então, que perceberam que havia um inseto no ouvido da paciente. “Ela estava muito nervosa, porque já tinham mexido tanto no ouvido dela. Ficamos esperando por horas até ela se acalmar”, conta.
Foi preciso medicar a menina para que os médicos conseguissem analisar melhor. Horas depois, eles finalmente removeram o inseto. “Lá estava a barata dentro do ouvido dela. Fiquei em choque”, disse a mãe. A garotinha tomou antibiótico e, pouco tempo depois, já não sentia mais nenhuma dor. Felizmente, Maytê já está recuperada, mas o susto ficará marcado para sempre na memória da família. “Todo o cuidado é pouco. Conhecemos os nossos filhos e sabemos quando não estão bem. Não aceite uma única opinião e preste atenção em tudo”, aconselhou a vendedora.