Escorpiões em Toledo: veja orientações da Prefeitura

Após terem sido encontrados escorpiões em bairro de Toledo, é importante adotar cuidados para prevenção de acidentes Crédito: Toledo

Após terem sido encontrados escorpiões em bairro de Toledo, é importante adotar cuidados para prevenção de acidentes Crédito: Toledo

Estimated reading time: 2 minutos

Na noite da última quinta-feira (3), a equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Toledo encontrou um ninho de escorpiões na área do parque infantil ao lado do Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares, localizado próximo ao Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Durante a busca, a equipe capturou um escorpião adulto e, na sequência, encontrou um ninho com vários outros escorpiões. A equipe adotou medidas preventivas para garantir a segurança da população e isolou a área temporariamente até que seja finalizada a inspeção e feito o manejo adequado.

Outros bairros de Toledo também vêm sendo monitorados pela equipe de Endemias, especialmente o entorno do ginásio de esportes Eusébio Garcia, região da Vila Boa Esperança. As equipes realizam inclusive buscas noturnas como parte de um monitoramento contínuo sobre a presença de escorpiões na cidade.

Orientações – A Prefeitura de Toledo aconselha a população a tomar cuidados importantes para prevenir acidentes e colaborar com as ações de controle.

Tenha cuidado ao manusear materiais de construção, lenha, entulho, pedras e outros objetos que possam servir de abrigo para escorpiões. Verifique calçados, roupas de cama e banho antes de usar. 

Evite o acúmulo de folhas secas, lixo e outros materiais que possam servir de esconderijo para escorpiões e suas presas (baratas, aranhas, etc.). 

Inspecione paredes, pisos, ralos e rodapés, vedando quaisquer aberturas que possam permitir a entrada de escorpiões nas residências. Utilize telas em ralos e soleiras nas portas. 

Mantenha áreas externas bem iluminadas, pois isso dificulta a atividade noturna dos escorpiões. Caso encontre escorpiões, principalmente em grande número ou em áreas internas, entre em contato com o setor de endemias para que as medidas adequadas possam ser tomadas. 

Em caso de picada, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Informe o máximo possível sobre as características do escorpião (se possível, leve o animal morto ou fotografado para identificação, tomando cuidado para não se machucar novamente). 

TOLEDO

O post Escorpiões em Toledo: veja orientações da Prefeitura apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.