Na manhã de ontem, terça-feira (8), foi aprovada na Câmara Municipal de Marabá, uma Moção de Aplausos à professora e escritora Lady Anne de Souza, em reconhecimento à idealização e lançamento do E-book “COP 30 nas Escolas, Amigos da Casa Comum”, livro lançado em agosto de 2024. A iniciativa foi proposta por meio do vereador Marcelo Alves e aprovada na Casa de Leis.
O material foi produzido pela Pastoral da Educação da Regional Norte 2, com a participação de autores do Pará. O objetivo do e-book é ampliar o debate sobre mudanças climáticas e responsabilidade socioambiental no ambiente escolar, em preparação para a Conferência do Clima da ONU, que será realizada em Belém, em novembro deste ano.
NOVA EDIÇÃO
Em entrevista para o Correio de Carajás, Lady Anne, destaca a acolhida do livro no País. “Tivemos uma boa receptividade no Brasil e agora fomos convidados pela articulação da Igreja na COP 30, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para lançarmos nacionalmente”, explica a professora e atual coordenadora regional da Pastoral da Educação no Pará e Amapá.
A segunda etapa do lançamento nacional acontecerá on-line no próximo dia 24 de abril, com tradução para o espanhol. Em seguida, o e-book será apresentado presencialmente em São Paulo, em versão impressa, para bispos e lideranças de todo o país.
O momento, para Lady Anny, é de muita alegria. “Nós, enquanto igreja, elaboramos um e-book a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), juntamente com os documentos do Papa Francisco”, avalia.
METODOLOGIA ESCOLAR
Segundo ela, o novo projeto haverá quatro capítulos: planos de aula para educação infantil, anos iniciais, finais e ensino médio.
A proposta busca incluir a COP 30 na rotina pedagógica das escolas brasileiras, com foco na formação de uma consciência ecológica entre educadores e estudantes. “Nós olhamos a necessidade urgente que a COP 30 oferece, por ser um momento tão importante para a Amazônia. Essa discussão precisaria ir além dos eventos. Precisaria chegar também ao chão das escolas, porque a gente acredita que a educação é transformadora”.
SELO “AMIGA DA CASA COMUM”
O e-book prevê ainda a entrega de um selo “Escola Amiga da Casa Comum” às instituições que enviarem experiências pedagógicas para o e-mail da Pastoral. Algumas dessas práticas serão apresentadas durante a COP 30, em Belém.
“A gente quer frisar a importância desse instrumento colaborativo para a educação. Nós queremos também celebrar a acolhida do projeto e contribuir com esse e-book que nasceu em terras paraenses”, conclui.
O projeto, nas palavras de Lady Anne, nasce da realidade amazônica e se propõe a ser uma ferramenta de transformação. Ela garantiu a participação da Pastoral da Educação como um instrumento para as regiões amazônicas, que atuam no preparo da COP 30. “Nós acreditamos numa consciência ecológica a partir do chão da escola”, conclui.
(Milla Andrade)