Mais de 30 animais silvestres foram resgatados de um cativeiro ilegal em uma propriedade rural no município de Vila Lângaro, no Norte do Rio Grande do Sul, na terça-feira (8). A cidade tem menos de 2 mil habitantes. Entre os animais estavam cinco macacos-prego, que foram encontrados acorrentados, e diversas aves silvestres mantidas em gaiolas.
A ação foi realizada pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar em conjunto com a Polícia Civil, após o cumprimento de mandados de busca e apreensão no local. Segundo as autoridades, o responsável pelo cativeiro, um homem de 60 anos, foi preso em flagrante. Ele comercializava os animais por meio das redes sociais. A identidade dele não foi divulgada.
Ao todo, 38 animais foram resgatados:
- 5 macacos-prego
- 4 araras-canindé
- 29 pássaros silvestres de diferentes espécies
Durante a operação, os policiais também localizaram armadilhas usadas para capturar os animais diretamente da natureza, além de uma espingarda e munições.
Os animais foram encaminhados para atendimento veterinário e devem ser posteriormente avaliados para possível reabilitação e reintegração à natureza. A Polícia Civil segue investigando o caso para apurar a extensão da atividade ilegal e identificar possíveis compradores.
The post Macacos-prego são encontrados acorrentados em cativeiro ilegal no RS appeared first on Agora No Vale.