Raio-X da UPA de Parnamirim volta a funcionar após 8 meses parado

O aparelho de radiografia da UPA de Nova Esperança, em Parnamirim, voltou a funcionar nesta semana após oito meses inoperante. O equipamento, adquirido em outubro de 2024 com uma emenda de R$ 230 mil do vereador Irani Guedes (Republicanos), foi instalado em outubro do ano passado, mas só entrou em operação este mês devido à falta de dosímetros, que foi resolvido pela atual gestão em 90 dias.

“Em 90 dias, a nova gestão resolveu o problema que a anterior não conseguiu em um ano. Além disso, zeramos a fila de biópsias acumulada há mais de um ano e descentralizamos os exames. Agora, os moradores fazem coletas nas UBS, sem precisar ir ao centro”, afirmou Irani.

O vereador Michael Borges (PP) afirmou que os parlamentares cobraram a resolução do problema “por mais de um ano, e em três meses, a nova gestão resolveu. Enquanto isso, pacientes com suspeita de câncer esperavam meses”, disse. Segundo ele, vereadores chegaram a custear exames particulares para famílias sem condições.

A prefeita Nilda Cruz (Solidariedade) afirmou que a saúde é prioridade. “Zeramos a fila da mamografia, colocamos as biópsias em dia, realizamos mais de 200 cirurgias e mais de 150 exames de raio-x. Além disso, garantimos o retorno dos exames laboratoriais e o abastecimento da UPA e das UBS com medicamentos e insumosEstamos trabalhando, cuidando de quem mais precisa”, disse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.