Modernização e crescimento transformam o hub logístico Nacional

O modal portuário é a estrutura-chave do comércio internacional. Em escala mundial, cerca de 80% da movimentação de cargas acontece por via marítima. No Brasil, apesar do imenso potencial hidroviário, a infraestrutura portuária sempre foi um desafio. No entanto, o Paraná vem se destacando nesse cenário, transformando seus portos em um dos mais modernos e eficientes do país.

Os Portos de Paranaguá e Antonina têm avançado a passos largos na modernização de sua infraestrutura, tornando-se referência nacional e internacional em produtividade e gestão. Em 2015, o complexo movimentava cerca de 30 milhões de toneladas de cargas. Em 2024, esse número saltou para 66,7 milhões de toneladas, e a previsão para 2025 é de alcançar a impressionante marca de 70 milhões de toneladas.

Com investimentos contínuos, tecnologia de ponta e uma gestão moderna, o complexo portuário se consolida como um dos mais dinâmicos do mundo, pronto para conectar o Brasil ao futuro do comércio global.

Esse crescimento só foi possível graças a investimentos estratégicos em infraestrutura, tecnologia, ampliação da capacidade operacional e melhoria dos acessos logísticos. A administração da Portos do Paraná tem conduzido um robusto programa de arrendamentos, atraindo capital privado e promovendo uma modernização sem precedentes.

Todo esse aparato tem garantido ao Porto de Paranaguá a posição de melhor porto multipropósito em produtividade do Brasil.

A operação eficiente dos portos exige uma série de fatores, que são tratadas com órgãos intervenientes, reguladores, fiscalizadores, setor produtivo, mercado internacional e investidores como:

• Canal de acesso marítimo profundo, dragado e seguro;
• Berços e píeres adequados para grandes embarcações;
• Retroáreas e modais de transporte eficientes;
• Gestão profissionalizada e desburocratização de processos;
• Planos contínuos de expansão e modernização;
• Divulgação e transparência sobre capacidades operacionais.

Investimentos que impulsionam a competitividade

A modernização dos Portos do Paraná está sendo impulsionada por uma série de investimentos públicos e privados, que estão fortalecendo a capacidade operacional e preparando o complexo para atender à crescente demanda global.

Arrendamentos já realizados e em operação:

  • PAR 01 – Área destinada à movimentação e armazenagem de carga geral, especialmente papel e celulose. Investimento licitado: R$ 87 milhões
  • PAR 12 – Área destinada à movimentação e armazenagem de carga roll on-roll off (veículos). Investimento licitado: R$ 22 milhões
  • PAR 32 – Área destinada à movimentação e armazenagem de carga geral, especialmente açúcar ensacado. Investimento licitado: R$ 4 milhões.
     
    Arrendamentos outorgados e em fase de implementação:
  • PAR 09 – Área destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Além dos investimentos em área arrendada, inclui investimentos em área comum do porto, executando a expansão da 1ª etapa do Píer “F”. Investimentos previstos: R$ 910 milhões.
  • PAR 50 – Área destinada à movimentação e armazenagem de granéis líquidos. Além dos investimentos em área arrendada, inclui investimentos em área comum do porto, executando a expansão do Píer “L”. Investimentos previstos: R$ 338 milhões.
     
    Novos leilões programados para 2025 (sessão Pública prevista para dia 30/04/2025):
  • PAR 14 – Área destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Além dos investimentos em área arrendada, inclui investimentos em área comum do porto, como a demolição de estruturas de armazenagens, e a realização de aporte financeiro para prover parcialmente a execução da 1ª etapa do Píer “T”. Investimentos previstos: R$ 1,006 bilhão (R$ 529 milhões de investimentos + aporte R$ 477 milhões)
  • PAR 15 – Área destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Além dos investimentos em área arrendada, inclui investimentos em área comum do porto, como adequação do berço de acostagem 212, e a realização de aporte financeiro para prover parcialmente a execução da 1ª etapa do Píer “T”. Investimentos previstos: R$ 604 milhões (R$ 293 milhões de investimentos + aporte R$ 311 milhões)
  • PAR 25 – Área destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Além dos investimentos em área arrendada, incluiu a realização de aporte financeiro para prover parcialmente a execução da 1ª etapa do Píer “T”. Investimentos previstos: R$ 565 milhões (R$ 233,5milhões de investimentos + aporte R$ 331 milhões)
     
    Esses investimentos demonstram o compromisso da administração da Portos do Paraná em consolidar o Estado como um hub logístico de classe mundial.

Maior obra portuária do país

Um dos marcos da modernização do Porto de Paranaguá é o Moegão, a construção da estrutura recebe R$ 592 milhões de investimento, um sistema de descarga ferroviária que revolucionará a eficiência na recepção de grãos. Com área total de quase 600 mil metros quadrados, o Moegão terá capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões, em três linhas independentes, que totalizam 3,8 quilômetros de esteiras. Cada linha terá capacidade de movimentação de 2 mil toneladas de cargas por hora.

Na prática, isso significa que o número de vagões descarregados no Porto de Paranaguá passará dos atuais 550 para 900 por dia, um aumento de 63%. Os grãos que chegarem ao porto por ferrovias e forem descarregados no Moegão serão enviados pelas esteiras aos 11 terminais interligados do Corredor de Exportação Leste.

O investimento nessa estrutura reforça a importância do modal ferroviário na logística portuária, garantindo maior fluidez operacional e tornando Paranaguá uma referência em eficiência no transporte de cargas.

DERROCAGEM 

A obra de derrocagem consistiu na remoção da ponta de um maciço rochoso submerso na área de manobra do Porto de Paranaguá, conhecido como Pedra da Palangana. Esse obstáculo, considerado perigoso para a navegação, limitava a capacidade e o tráfego de navios na entrada da Baía.

Ao todo, foram removidos aproximadamente 20 mil metros cúbicos de rocha, o que representa apenas 10% da formação rochosa total, estimada em mais de 200 mil m³. A obra foi realizada em conformidade com as medidas estabelecidas no licenciamento ambiental federal nº 1144/2016, emitido pelo Ibama.

A derrocagem da Pedra da Palangana traz aos Portos do Paraná mais de 10 mil toneladas por navios de graneis e 400 contêineres a mais por navio.

Aumento de Calado

O Porto teve um aumento de 13,1 metros de calado para os navios de granéis e 12,8 metros para os navios de contêineres.

Expansão estratégica com novos terminais privados

Além dos investimentos públicos e dos arrendamentos de áreas no Porto Organizado, a expansão portuária do Paraná passa pelo fortalecimento dos Terminais de Uso Privativo (TUPs), que trarão um novo patamar de eficiência e competitividade ao setor.

Novos terminais em desenvolvimento:

•   Novo Porto e Porto Guará (Embocuí, Paranaguá): Projetos voltados para carga a granel e contêineres, em estágio final de licenciamento ambiental.

•   Projeto Maralto (Pontal do Paraná): Terminal de contêineres com licenças ambientais já obtidas, aguardando melhorias no acesso rodoviário.

A soma desses empreendimentos trará um impacto econômico significativo para o Paraná e para o Brasil, aumentando a eficiência logística e atraindo novos negócios.

Paraná na vanguarda da logística nacional

A trajetória de modernização e crescimento dos Portos do Paraná reforça o papel estratégico do Estado no comércio global. Com uma administração eficiente, investimentos estruturantes e um planejamento visionário, o complexo portuário se posiciona como um dos mais modernos do país.

A previsão de movimentação de 70 milhões de toneladas em 2025 comprova a solidez desse trabalho e projeta o Paraná para um futuro de ainda mais protagonismo no cenário logístico internacional. A expansão da infraestrutura, aliada à inovação e eficiência operacional, garante que os Portos do Paraná continuem sendo um motor fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil.

O avanço dos Portos do Paraná é um exemplo claro de como planejamento estratégico, gestão eficiente e investimentos bem direcionados podem transformar um setor fundamental para a economia do país. O crescimento exponencial da movimentação de cargas, aliado à modernização da infraestrutura e à atração de capital privado, coloca o Paraná na vanguarda da logística nacional. Esse cenário não só impulsiona a competitividade do Brasil no comércio internacional, mas também gera empregos, desenvolvimento e novas oportunidades de negócios. Com um olhar visionário e ações concretas, os Portos do Paraná demonstram que é possível unir eficiência operacional, sustentabilidade e inovação para construir um futuro cada vez mais promissor para o setor portuário brasileiro.

FIEP ataca os Portos do Paraná e recebe Voto de Repúdio

É lamentável e revoltante que uma entidade da importância da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) se preste ao desserviço público ao permitir que declarações infundadas, levianas e desrespeitosas sejam proferidas contra um dos maiores patrimônios logísticos do nosso Estado: os Portos do Paraná.

Durante a primeira reunião regional do novo Plano Nacional de Logística (PNL 2050), promovida pelo Ministério dos Transportes no último dia 2 de abril, em Curitiba, um consultor da FIEP, agiu na contramão da realidade e proferiu ataques injustificáveis à gestão portuária paranaense, gestão esta reconhecida nacionalmente, por cinco anos consecutivos, como a melhor do Brasil.

Diante da gravidade de suas declarações, o vereador Luiz Maranhão apresentou, com base no Regimento Interno da Câmara Municipal de Paranaguá, VOTO DE REPÚDIO ao senhor Edson José de Vasconcelos e o declarou “Persona Non Grata” no município de Paranaguá. O requerimento foi protocolado para que seja lavrado nos anais da Casa de Leis e encaminhado oficialmente à presidência da FIEP. Uma mancha irreparável na indústria, numa entidade de classe, tão importante como a FIEP.

Não se pode aceitar que interesses ou visões míopes coloquem em risco a imagem e os avanços de um porto que é referência em eficiência, transparência, crescimento sustentável e desenvolvimento nacional. Os Porto do Paraná são orgulhos dos paranaenses e símbolo do modal marítimo brasileiro. Atacá-los é atacar o interesse público, a economia do Estado e o esforço de milhares de trabalhadores que constroem diariamente a grandeza da nossa infraestrutura portuária e do setor produtivo que cresce a cada ano.

É inadmissível que a FIEP, entidade que deveria defender o progresso e a competitividade do Paraná, se transforme em palco de declarações que apenas alimentam o retrocesso, desinformam a sociedade e desprezam dados e fatos. Paranaguá exige respeito. E o respeito se conquista com verdade, com responsabilidade e com compromisso com a realidade, não com ilações e ofensas gratuitas.

Os Portos do Paraná não são apenas um ativo logístico, são uma fortaleza estratégica do Brasil, um pilar do nosso desenvolvimento econômico e um símbolo de excelência que orgulha a nação.

Atacá-los é mais que um erro. É uma afronta à inteligência, ao mérito e à soberania logística nacional. O tal do “puxadinho” não cabe na grandeza da Federação das Indústrias do Paraná. Exigimos que os portos paranaenses sejam tratados com respeito e a seriedade que seus resultados consagrados impõem por mérito, por direito e por história.

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