Rede das Lojas Americana retoma antiga tática para retomar crescimento após escândalo e prejuízo bilionário
Depois do maior escândalo corporativo da história recente do Brasil — um prejuízo de R$ 25 bi — a Americanas tenta sair das cinzas, e a solução pode estar justamente em suas raízes.
Em vez de insistir no seu canal digital, que encolheu 88% nos últimos dois anos, a empresa decidiu voltar ao início e apostar nas lojas físicas para se reerguer.
O plano é simples: Vender mais do que chocolates a R$ 10. A Americanas quer reforçar o mix de produtos essenciais, elevar o ticket médio e transformar as lojas em um marketplace físico, trazendo sellers para dentro das unidades.
O movimento já mostra efeito
As novas categorias cresceram 30% e o GMV físico (valor bruto de venda de mercadorias) subiu quase 12% no último ano — na contramão do digital, que continua caindo.
Ainda assim, a recuperação será longa. A receita total da empresa recuou 2,8% em 2024, fechando em R$ 14,3 bilhões. Já as ações, que despencaram 95,92% nos últimos 12 meses, ensaiam uma reação neste ano, acumulando alta de 4,7%.
The post Economia: recomeço com receita do passado appeared first on Agora No Vale.