Vale do Taquari fica de fora da instalação de novos radares meteorológicos no RS

O governo do Rio Grande do Sul definiu as três cidades que receberão novos radares meteorológicos para ampliar o monitoramento climático no Estado — mas o Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas por eventos extremos nos últimos anos, ficou de fora da lista. A contratação da empresa responsável pela instalação ocorrerá no dia 24 de abril.

Os municípios escolhidos para abrigar os equipamentos foram Manoel Viana, no oeste; Soledade, no norte; e Pelotas, no sul. No leste, a cobertura já é feita por um radar instalado em Porto Alegre. Com isso, o Estado alega que estará completamente coberto por um sistema próprio de monitoramento meteorológico.

A ausência do Vale do Taquari na lista gerou críticas de lideranças locais e especialistas, que apontam a necessidade urgente de sistemas de alerta mais eficientes na região. Nos últimos anos, municípios como Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Encantado enfrentaram cheias históricas e deslizamentos de terra com perdas humanas e materiais.

A contratação será realizada com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), com previsão de investimento de até R$ 186,5 milhões em um contrato de dois anos. Após a assinatura, a empresa vencedora terá prazos distintos para entregar os radares: 10 meses em Manoel Viana, um ano e quatro meses em Pelotas e até um ano e oito meses em Soledade.

Os radares deverão operar ininterruptamente, com monitoramento em tempo real feito por ao menos dois meteorologistas. A equipe também será responsável por emitir boletins de curtíssimo prazo (até 3 horas) e curto prazo (entre 6 e 12 horas), com estimativas de volume de chuva, temperatura, vento e condições marítimas.

Apesar da promessa de cobertura estadual, a ausência de um radar específico no Vale do Taquari levanta preocupações sobre a capacidade de resposta a desastres naturais numa das regiões mais vulneráveis do Estado.

The post Vale do Taquari fica de fora da instalação de novos radares meteorológicos no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.