Secretário da Semurb nega que Prefeitura vá contratar estudo independente sobre engorda

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, negou a informação de que a Prefeitura de Natal irá contratar um estudo independente sobre a obra de engorda e o novo sistema de drenagem da praia de Ponta Negra.

Em um vídeo divulgado à imprensa nesta segunda-feira 7, Mesquita afirmou que a Prefeitura tem realizado as adequações necessárias no projeto, mas garantiu que não há questionamentos quanto à eficácia da engorda e do sistema de drenagem.

A declaração do secretário veio após a jornalista Thaisa Galvão publicar, em seu blog, uma matéria na última sexta-feira 4, com uma alegada fala do prefeito Paulinho Freire (União Brasil) sobre a contratação do estudo. Segundo Thaisa, o prefeito teria informado que contrataria um “estudo imparcial” sobre o projeto, após os recentes alagamentos na praia e as críticas sobre a qualidade da areia e das condições para banho na orla.

Leia também: Natal contratará estudo para analisar falhas na engorda de Ponta Negra

Em resposta, Thiago Mesquita explicou que conversou diretamente com o prefeito, que teria negado tal intenção. “Não foi essa a fala dele. O que ele esclareceu é o que o município já está fazendo em sua gestão”, afirmou o secretário.

“Nós estamos trabalhando para realizar todas as adequações necessárias no excelente projeto executado na orla de Ponta Negra, tanto no aterro hidráulico quanto na drenagem, com o objetivo de melhorar cada vez mais. Estamos realizando a limpeza mecanizada da areia e estudando a possibilidade de drenar o drenante”, explicou Mesquita.

O secretário também mencionou que a Prefeitura já está buscando alternativas para acelerar a infiltração da água acumulada na praia após chuvas de grande volume, superiores a 40 milímetros. “Estamos trabalhando para otimizar esse processo, ajudando a percolação (infiltração) mais rápida da água acumulada ali. Foi nesse sentido que ele se referiu”, completou.

Mesquita reforçou que “não há nenhuma dúvida sobre a eficiência da drenagem e do aterro hidráulico” e que o objetivo é apenas aprimorar o projeto já executado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.