IBGE vai lançar dados inéditos do último Censo Demográfico no dia 17, na Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) será sede de evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no próximo dia 17 de abril, às 10h, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió. Na ocasião, serão divulgados dados inéditos sobre o entorno urbanístico dos domicílios, obtidos no último Censo Demográfico. É a primeira vez que a capital alagoana sedia a divulgação nacional dessas informações.

O evento é destinado a gestores públicos, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no setor urbanístico e de infraestrutura. Para participar e ter acesso ao certificado, é preciso se inscrever pelo formulário específico disponível neste link e confirmar a presença até o dia 16 de abril, por meio do e-mail [email protected].

As informações apresentadas vão trazer um panorama da infraestrutura e condições urbanísticas das áreas onde os domicílios estão inseridos. Os dados incluem aspectos sobre circulação viária, arborização, pavimentação, iluminação pública, bueiros, presença de pontos de ônibus, sinalização para bicicletas, acessibilidade e obstáculos nas calçadas.

Oficina formativa

Além da divulgação dos dados do último Censo Demográfico, o IBGE ofertará, no turno da tarde, a oficina formativa para a comunidade acadêmica, cujo tema é: Um território de informações: Potencialidades do Censo 2022. Essa atividade é gratuita e aberta ao público e quem participar terá direito à certificação. Se você ficou interessado ou interessada, faça sua inscrição pela link da Loja IBGE.

A oficina busca capacitar as pessoas inscritas sobre aspectos técnico-operacionais do Censo, além de abordar as potencialidades de uso desses dados por gestores locais e suas principais formas de obtenção por meio das plataformas do IBGE – Sidra, PGI e BDIA.

Como consultar as informações do Censo

Os dados das características urbanísticas do entorno dos domicílios estarão disponíveis para diferentes recortes geográficos, incluindo Brasil, grandes regiões, estados e municípios. Além disso, as estatísticas poderão ser cruzadas com características populacionais como sexo, cor ou raça e grupos de idade.

As informações são públicas e poderão ser acessadas, a partir do dia 17 deste mês, no portal do IBGE e em plataformas como o Sidra – Sistema IBGE De Recuperação AutomáticaPanorama do Censo e a Plataforma Geográfica Interativa (PGI).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.