“Não há democracia sem jornalismo livre”: Dia do Jornalista- 7 de abril

O Dia do Jornalista é celebrado no Brasil em 7 de abril, data escolhida em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, assassinado em 1830 por suas posições políticas e atuação crítica contra o império. O crime causou grande comoção e se tornou símbolo da luta pela liberdade de expressão no país. A data foi oficialmente instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931, como forma de valorizar os profissionais que dedicam suas vidas à apuração dos fatos e à difusão da informação.

Desde então, o 7 de abril se tornou uma oportunidade para refletir sobre o papel do jornalismo na sociedade e homenagear aqueles que o exercem com ética, coragem e responsabilidade.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade. 

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. 

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos. 

O post “Não há democracia sem jornalismo livre”: Dia do Jornalista- 7 de abril apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.