Prefeito de Toledo preza pelo diálogo com a comunidade e as autoridades

Estimated reading time: 8 minutos

A vida em Toledo é construída a cada dia. O movimento na vida urbana ou o ‘olhar’ mais apurado devem ser constantes e cabe ao gestor ter um bom diagnóstico de cada localidade e promover os ajustes necessários. O prefeito de Toledo Mario Costenaro participou, na tarde da última sexta-feira (4), do Programa Algo Mais, do JORNAL DO OESTE.

Uma conversa especial em um momento em que o gestor e a sua equipe completam 100 dias de governo. Este e outros assuntos foram abordados pelo gestor. Costenaro pontua que o desenvolvimento de Toledo deve acontecer de forma mais harmônica.

“Estou prefeito e estamos dando continuidade aos projetos ou as obras. Estamos fazendo acontecer e com um ‘olhar’ mais amplo e próximo da comunidade. A cidade não é minha; a cidade é nossa e eu faço parte dela. Cada cidadão deve ter o sentimento de pertencimento. Nós temos um desenvolvimento econômico forte e isso ocorre devido a contribuição de cada cidadão, desde fornecendo a força de trabalho, vínculo cultural ou relação familiar. A construção do ambiente se dá por todos”, menciona o gestor.

O COMEÇO – No Algo Mais, o prefeito Costenaro recorda que a sua vida pública começa ainda quando ele tinha 13 anos. “Eu ajudava um topógrafo em Matelândia e aos 16 anos a minha primeira assinatura na carteira de trabalho também foi em Matelândia. O contato com o público, eu sempre tive. Mais tarde, a opção foi cursar arquitetura. Quando retorno para Toledo me dedico a minha vida profissional”.

Costenaro lembra que em meados dos anos 90 atuou na Funtec, mesmo que por um período curto. Ele enfatiza que a sua dedicação, naquele momento, estava voltada ao escritório de arquitetura. “Ao todo foram 37 anos atuando na arquitetura e desenvolvendo projetos para diversas áreas, inclusive, de Prefeituras. São ações para as áreas de Educação ou de Saúde, entre outras”.

O gestor complementa que o contato com o público sempre esteve presente em sua vida. “Ao longo de minha carreira também assumi funções em outras atividades como na Acit, Caciopar, Faciap ou POD. Todos os organismos atuam com objetivo principal em melhorar o ambiente e a busca pelo desenvolvimento local”. Ele enfatiza que o Programa Oeste em Desenvolvimento é exemplo. “O POD é a integração entre os Poderes Público e Privado. Ele busca uma sinergia na demanda mais real ou emergente da sociedade”.

DECISÃO – Costenaro relata que recebeu o convite para participar das eleições municipais pela quarta vez. “Desta vez, realizei uma reflexão profunda com amigos e, principalmente, com minha família. Decidi concorrer ao cargo de prefeito para dar suporte e acelerar algumas políticas públicas. Estamos em novos tempos e eles exigem novos aprendizados. Algumas ‘coisas’ não quero aprender e outras preciso intensificar o meu aprendizado”.

Costenaro destaca que está prefeito e, por isso, não pode ser diferente do que a sua essência permite. “Como prefeito, eu sei que preciso cumprir formalidades, mas continuo sendo a mesma pessoa. Daqui a pouco, o tempo vai passar e precisamos entender as escolhas da sociedade”.

DIÁLOGO – O prefeito de Toledo preza pelo diálogo. “Eu sei o quanto posso aprender com as pessoas que estão ao meu lado. Algumas possuem experiências acadêmicas; outras de vida. É preciso compreender que todas são importantes para o processo. Estou com uma equipe qualificada e entendo que tudo acontece em seu tempo. Neste momento, a equipe atua na produção de diagnóstico em cada parte de Toledo para estabelecer as prioridades. Algumas questões avançaram na gestão, outros ainda estão em estudo”.

Na oportunidade, ele destaca a parceria que está se consolidando com o Estado. “Estamos construindo esses laços. Precisamos ter um ‘olhar’ para a cidade para entender as soluções em relações as demandas. Atualmente, estou preocupado em resolver questões estruturais e que refletem em seu entorno, como a avenida Egydio Munaretto. Aquela região é uma cidade comparada com outras do Oeste do Paraná. Precisamos de um projeto ousado para resolver a circulação e a fluidez ao tráfego. Dialogamos com empresários e estamos fazendo os projetos”.

Outro diálogo deve estar mantido com o Poder Legislativo. De acordo com o prefeito, a conversa com a Câmara de Vereadores acontece de maneira institucional e com respeito. “Tanto eu, como o presidente da mesa Gabriel Baierle dialogamos com respeito. Sabemos que muitos projetos ou assuntos levam a debates no Legislativo. Mas acredito que tanto o Legislativo quanto o Executivo ‘pensam’ no melhor para Toledo. Não estou em um jogo, mas eu quero que Toledo ganhe. Somos seres políticos e exercemos um cargo público; não ficarei em queda de braço neste jogo”.

CRÍTICAS – Com relação as críticas ao Governo, Costenaro acredita que podem estar relacionadas com a maneira como ocorreu a eleição em Toledo. “Eu era considerado uma ‘figura’ que não era pública, mas que tinha o apoio de um grupo e com uma composição de vereadores fortes. Eu era ‘vendido’ como se fosse algo difícil ou impossível de vencer a eleição. Quanto ganhamos o pleito, se mantém certa perplexidade e, por consequência, a dificuldade em entender o processo”.

O prefeito complementa que existiu um período de certa tensão política, porém ele e sua equipe procuram focar no trabalho. “Em uma administração existem muitas questões, algumas vamos errar e outras acertaremos. A ideia é se manter no caminho certo e o que está criando obstáculo é o que nos ajuda a ir para frente. Existem aqueles que criticam para a desconstrução e não procuram entender o contexto”.

Segundo o gestor, há a tentativa de autoafirmação diante do que ocorreu. “Neste momento, eu procuro permanecer focado e não estou atento a esse tipo de fala. São construções e eu sou um ser humano e preciso entender que vou acertar e errar. São questões que precisam ser direcionadas ou relacionamentos institucionais administrados”.

AÇÕES – Costenaro acrescenta que políticas públicas são idealizadas e construídas. “Muitas ações acontecem ao mesmo tempo nestes 100 dias. Exemplo: o contrato da coleta de resíduos urbanos venceu. Foi realizada uma licitação e quem assume o serviço enfrenta problemas na contratação de mão de obra, pois faltam profissionais. Quem assume enfrenta as dificuldades do começo do contrato e para colaborar no processo trabalho no final de semana. Essa questão afeta a sociedade e o cidadão tem o direito de realizar seus apontamentos”.

Outro assunto abordado pelo prefeito é a contratação de aproximadamente 300 professores, devido a recomendação do Tribunal de Contas que todos os PADIS deveriam ser professores concursados. “O volume de trabalho está elevado e nós buscamos soluções de forma breve”.

Costenaro destaca a atuação do agronegócio em Toledo. “Na Reforma Administrativa, solicitamos a criação da Secretaria da Agricultura. A demanda é ampla. Nós temos questões, desde infraestrutura, até reformas e novas pavimentações de estradas rurais. São mais de 250 km de estradas rurais pavimentadas ou recuperadas até a Safra e todo esse movimento acontece agora”, afirma o prefeito.

Ele cita que a equipe também atua na construção de uma política pública para a produção de biometano. “Nós temos a necessidade de ter essa questão mais ‘desenhada’. Como é possível estimular ou abrir novos caminhos, pois atuaremos em um ‘campo fértil’ para que tudo aconteça”.

O prefeito complementa que a Reforma Administrativa foi aprovada durante a apresentação do seu Plano de Governo na campanha eleitoral. “Estamos construindo Toledo e nos aproximaremos, cada vez mais, das lideranças para construir uma grande rede para que pensem nas cadeias de maneira sustentável”.

Outra ação idealizada é a Prefeitura na Rua. “Nós vamos nos bairros e distritos com a nossa equipe para conhecer as demandas. Buscamos confirmar e conhecer ‘in loco’ as demandas. Além disso, nós temos secretários novos e assim eles são conhecidos pelas comunidades”, destaca Costenaro.

Ele complementa que a Prefeitura na Rua auxilia a estabelecer prioridades. “Como priorizar os recursos diretamente naquilo que são as demandas essenciais da população: o que é urgente, emergente e estratégico. Gostaríamos de fazer tudo e tenho esse desejo. Entretanto, eu preciso entender que os recursos são limitados e precisamos trabalhar com eles de maneira responsável”.

APRESENTAÇÕES – Na próxima quinta-feira (10), a partir das 7h30 haverá um café com a imprensa para apresentação das ações realizadas pela gestão Mario Costenaro e Lucio de Marchi nestes primeiros 100 dias de governo. Todos os secretários também estarão presentes e poderão responder eventuais questionamentos. Na ocasião, haverá ainda a entrega de um veículo exclusivo para ações relacionadas à mulher, recebido através do Governo do Estado. O evento será no auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo.

Da Redação

TOLEDO

O post Prefeito de Toledo preza pelo diálogo com a comunidade e as autoridades apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.