Natal contratará estudo para analisar falhas na engorda de Ponta Negra

A Prefeitura de Natal decidiu contratar uma instituição de fora do Rio Grande do Norte para realizar um estudo técnico sobre a obra de engorda da praia de Ponta Negra. O objetivo é identificar e corrigir possíveis falhas no projeto, considerado estratégico para a proteção da orla marítima.

O diagnóstico foi solicitado após um relatório da Defesa Civil Nacional, divulgado em fevereiro, apontar problemas na drenagem de águas pluviais e descumprimento de exigências da licença ambiental.

O documento identificou que a prefeitura iniciou o aterro hidráulico sem concluir toda a infraestrutura de drenagem prevista no projeto original.

Problemas na área da engorda

A obra, inaugurada em 25 de janeiro de 2025, alargou em 4,6 quilômetros a faixa de areia entre a Via Costeira e o Morro do Careca, utilizando cerca de 1 milhão de metros cúbicos de areia.

PÁG 7 Cidades Engorda Ponta Negra (1)
Na área da engorda próximo ao Morro do Careca, surgiram voçorocas que levaram parte da areia do local. | Foto: Reprodução

Os problemas ficaram evidentes durante fortes chuvas em fevereiro, que causaram alagamentos no trecho recuperado. A prefeitura informou que finalizou a instalação de 16 dissipadores de energia no final daquele mês.

Caos na Engorda de Ponta Negra (38)
Alagamentos na área da engorda são constantes nos dias de chuvas na cidade. | Foto: José Aldenir / AGORA RN

O prefeito Paulinho Freire (União) afirmou que o estudo trará clareza sobre a situação e permitirá a correção de eventuais erros. A medida busca garantir a eficácia da intervenção, cujo principal objetivo é conter o avanço da erosão na principal praia urbana da capital potiguar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.