Moradores de Cidade Nova temem impactos após bloqueio no Pontilhão

A interdição total do fluxo de veículos na região do Pontilhão de Cidade Nova, em Natal, prevista no cronograma de obras da Prefeitura, tem gerado preocupação entre moradores da Zona Oeste, que temem a falta de transporte direto. Para os usuários de ônibus, o transporte público não pode perder esse acesso, considerando que um desvio maior pode prejudicar a mobilidade de quem precisa de transporte público.

Moradores manifestam incerteza sobre as mudanças. Ismael dos Santos, residente do Planalto, disse que depende da linha 40 e não recebeu informações sobre as possíveis alterações da rota do ônibus. “A STTU não passou nada para a gente. Uso essa linha diariamente para Cidade da Esperança e estamos preocupados, porque não sabemos se vai ter um desvio”.

Ismael dos Santos destacou que estudantes das escolas União do Povo, Luís Maranhão e Emília Ramos serão impactados, assim como usuários das linhas 38, 41 e 83. “O ideal seria fazer um desvio que permitisse a continuidade do percurso das linhas que atendem Planalto, Leningrado, Village de Prata e Cidade Nova”, concluiu.

O Pontilhão, interligando a Avenida Solange Nunes com a Rua Engenheiro João Hélio, tem como objetivo eliminar o problema de congestionamento de veículos na área, proporcionando uma alternativa mais eficiente para a passagem de veículos sobre a linha férrea que divide os bairros de Cidade Nova e Planalto. O Pontilhão funcionará como um viaduto sobre a linha férrea, permitindo que o tráfego flua de forma segura.

Questionado pelo AGORA RN, o consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), Nilson Queiroga, defendeu a necessidade de um desvio pavimentado para minimizar transtornos. “É uma obra de fundamental importância para a cidade do Natal, sonhada há décadas. Estamos todos torcendo para a conclusão”, afirmou Queiroga.

Nilson Queiroga ressaltou que a interdição total para a obra, se concretizada, pode afetar cerca de 20 mil pessoas que utilizam as quatro linhas de ônibus que passam pelo trecho diariamente. “Essa ligação entre Planalto, Cidade Nova e Cidade da Esperança é muito importante”.

O Seturn sugere a construção de um desvio pavimentado para manter o fluxo dos ônibus. “O ex-secretário Walter Pedro garantiu que, quando a obra foi planejada, houve a preocupação de estabelecer um desvio. Estamos otimistas de que será possível encontrar uma solução”, apontou Queiroga.
A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.