Asteroide que poderia atingir a Terra agora ameaça colidir com a Lua

O asteroide 2024 YR4, que chegou a ter 3,1% de chance de colidir com a Terra, agora representa um risco maior para a Lua, com 3,8% de probabilidade de impacto, segundo novos cálculos do telescópio espacial James Webb. A possibilidade de atingir nosso planeta foi oficialmente descartada pela Nasa após análises detalhadas.

Com cerca de 60 metros de diâmetro – equivalente a um prédio de 15 andares –, o asteroide poderia destruir uma cidade caso atingisse a Terra. Seu tamanho ultrapassa o limite de 50 metros necessário para ativar planos de defesa planetária.

Cientistas aguardam impacto lunar

Apesar da incerteza sobre a trajetória final do asteroide, especialistas acreditam que um impacto na Lua poderia gerar informações valiosas. Richard Moissl, diretor do Escritório de Defesa Planetária da Agência Espacial Europeia (ESA), classificou a possível colisão como um “grande experimento”.

— O fenômeno forneceria dados importantes para estratégias de defesa planetária — destacou Moissl.

Mark Burchell, cientista espacial da Universidade de Kent, no Reino Unido, afirmou que um impacto desse porte poderia ser visível até mesmo com binóculos da Terra.

Missões de desvio e defesa planetária

Caso o 2024 YR4 ainda representasse risco para a Terra, medidas para sua deflexão já estariam sendo preparadas. Entre as estratégias possíveis, cientistas cogitam o uso de armas nucleares e lasers, mas apenas uma técnica foi testada até hoje.

Em 2022, a missão DART, da Nasa, conseguiu desviar a trajetória de um asteroide inofensivo ao colidir uma sonda espacial contra ele.

O telescópio Webb continuará monitorando o 2024 YR4 e deve fornecer novos dados no próximo mês para refinar os cálculos sobre a possibilidade de impacto lunar.

The post Asteroide que poderia atingir a Terra agora ameaça colidir com a Lua appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.