Cidade de Caicó amanhece encoberta por névoa; saiba o motivo

Na manhã desta quinta-feira 3, uma densa névoa tomou conta da cidade de Caicó, localizada a cerca de 272 km de Natal, no sertão potiguar. O fenômeno chamou a atenção dos moradores e ocorreu após chuvas registradas na região durante a noite anterior.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Caicó acumulou 19 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. A umidade resultante da precipitação foi um dos fatores que contribuíram para a formação da névoa matinal.

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), o fenômeno ocorre devido à evaporação da água acumulada na superfície. “A névoa decorre da evaporação da água acumulada sobre a superfície, a chuva, por exemplo. Você tem a chuva, você tem umidade no solo e logo de manhã você tem a evaporação por conta da incidência do sol”, explica o especialista.

O evento climático é relativamente comum em regiões onde a umidade encontra condições ideais para sua transformação em neblina, proporcionando um aspecto peculiar à paisagem sertaneja.

Com informações do G1 RN*

Siga o Agora RN nas redes sociais

Instagram

Facebook

X (Ex-Twitter)

LinkedIn

TikTok

WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.