Vereador exalta criação de comitê para discutir ações sobre autismo

O vereador de Natal Daniel Santiago (PP) exaltou nesta quarta-feira 2 a criação de um comitê para discutir ações voltadas à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital potiguar. Em pronunciamento, ele destacou também uma lei que garante cota habitacional para famílias atípicas e a programação do mês de conscientização sobre o autismo (abril).

Santiago explicou que a luta pela inclusão deve ser permanente. “Hoje é um dia simbólico, mas representa a luta que tem que ser todos os dias”, afirmou. Segundo ele, as políticas públicas precisam ser ampliadas para garantir acesso a serviços essenciais. “Precisamos avançar ainda muito, principalmente com políticas voltadas para essas pessoas, desde uma educação inclusiva até um acesso à saúde, como neuropediatra e terapias de qualidade”, pontuou.

O parlamentar destacou que uma reunião recente com o prefeito Paulinho Freire (União Brasil), a vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos) e secretários resultou na criação do Comitê do TEA. “Esse comitê foi formado para definir metas e ações concretas que possam diminuir os danos para essas famílias e garantir acesso à saúde e à educação de qualidade”, afirmou.

Sobre a lei que reserva 10% das unidades habitacionais para famílias de pessoas com transtorno do espectro autista, Santiago esclareceu que a iniciativa é de autoria do ex-vereador Dickson Júnior, mas contou com sua participação na formulação. “O prefeito sancionou essa lei em janeiro. Se um empreendimento tiver 400 apartamentos, 40 serão destinados a famílias atípicas que se enquadrem nos critérios, como laudo e renda”, explicou.

A programação do mês de conscientização do autismo inclui audiência pública na Câmara Municipal nesta quinta-feira 3, às 14h30, e uma caminhada no bairro de Felipe Camarão. “Essa audiência será um fórum para pais atípicos, associações e gestores debaterem campanhas de conscientização. Ainda há discriminação e falta de direitos na prática”, declarou.

O vereador também anunciou a adesivação de ônibus com mensagens de conscientização e o lançamento do selo Empresa Amiga do Autista, nesta quarta-feira 2, no Espaço América. “As empresas que quiserem participar podem se inscrever no edital para obter essa certificação, que visa promover capacitação e acolhimento”, informou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.