A vereadora Anne Lagartixa (Solidariedade), filha do ex-policial militar Wendel Fagner de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa (PL), afirmou que vai ser candidata a deputada estadual para ocupar a cadeira do seu pai que, em suas palavras, teve a vaga “roubada”. Wendel segue preso no âmbito da operação “Aquerosene”, deflagrada para prender os acusados de integrarem um grupo de extermínio envolvido no homicídio triplo ocorrido em abril de 2022, no bairro da Redinha em Natal.
“Aí o pessoal: ‘saia pra federal’. Eu digo: ‘se eu sair, eu quero estadual, eu quero a cadeira do meu pai, que foi roubada’”, disse a vereadora em primeiro mandato, que foi eleita no ano passado na esteira do recall de votos deixada por seu pai — eleito a deputado estadual em 2022 mas impedido de assumir a vaga por estar inelegível.
Anne está grávida, mas afirmou que mesmo assim “a vontade que eu tenho é de enfrentar”.
“Se a gente está fazendo como vereador, imagina se eu me candidatar a deputada estadual e ganhar, o quê que a gente não faz? Então é isso que às vezes dá um sangue nos olhos”, explicou.
Anne foi eleita nesta legislatura para integrar a Mesa Diretora da Câmara, como 3ª secretária. Seu mandato tem se concentrado também em pautas conservadoras. A parlamentar foi, por exemplo, uma das signatárias da instauração da Comissão Especial de Inquérito (CEI) contra o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), organização sem teto que atua na capital potiguar.
No início do seu mandato, Anne afirmou que decidiu se candidatar ao cargo de vereadora graças ao incentivo do pai, acrescentando que o “histórico de injustiças” do pai pesou em sua decisão. Em maio de 2023, após a confirmação do indeferimento do seu registro de candidatura pelo TSE, Wendel Lagartixa publicou uma foto com a filha nas redes sociais anunciando que ela seria candidata em 2024 e, assim como ele foi o deputado estadual mais votado em 2022, com mais de 88 mil votos, Anne seria a vereadora “mais votada de Natal”.
Anne foi eleita com 3.518 votos, sem que a profecia do pai de ser a mais votada da capital tenha se cumprido, o que, segundo ela, foi motivo de “surpresa” para Wendel Lagartixa. “Ele também achou que eu tiraria algo maior”, declarou ela, anteriormente.
O vereador mais votado de Natal foi Robson Carvalho (União Brasil), com 9.785 votos. Anne Lagartixa ficou em 27º lugar entre os 29 vereadores eleitos à Câmara Municipal para a Legislatura de 2025 a 2028.
Pai preso
No final de janeiro, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a prisão de Wendel Lagartixa. Além dele, os ex-policiais militares João Maria da Costa Peixoto, conhecido como João Grandão, Francisco Rogério da Cruz e Roldão Ricardo dos Santos Neto também tiveram a prisão preventiva decretada pelos desembargadores do TJRN. Todos são acusados de integrar o mesmo grupo de extermínio de Wendel Lagartixa. Wendel Lagartixa foi eleito deputado estadual pelo PL em 2022, mas não assumiu em razão de uma condenação por crime hediondo em 2019. Como foi condenado por porte ilegal de arma e munições de uso restrito, a legislação prevê que fique inelegível por um prazo de oito anos a contar da data do término da pena que, no caso de Lagartixa, foi concluída em junho de 2021.
Saiba Mais
TJRN mantém prisão preventiva de Lagartixa, que segue filiado ao PL
Filha de Wendel Lagartixa, preso na Bahia, é eleita para Mesa Diretora da CMN
The post Com pai preso, Anne Lagartixa diz que vai ser candidata a deputada estadual appeared first on Saiba Mais.