Gari e educador ambiental leva conscientização sobre lixo para escolas desde 2016

Aldair da Silva, conhecido como “Gari Noel“, realiza desde 2016 palestras de conscientização ambiental em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Ele ensina a separação correta do lixo e a importância de não jogar resíduos em vias públicas. A ideia surgiu após assistir a um jogo da Copa do Mundo de 2014, quando observou torcedores japoneses recolhendo o lixo no estádio. “Vendo aquela ação dos japoneses, eu percebi que eles aprenderam aquilo na base. Não foi depois de adulto”, afirmou à rádio Mix.

Segundo Aldair, o projeto busca ensinar crianças e adolescentes sobre a separação entre lixo orgânico e inorgânico. “Para a gente, é essa fala. Mas para eles eu falo o seco e o molhado. O lixo seco é o vidro, o plástico, o papel e o papelão”, explicou.

O gari relatou que as crianças demonstram compreender as palestras e levam os ensinamentos para casa. “Algumas crianças dizem: ‘Eu falo para o papai, falo para a mamãe para não jogar lixo na rua’”, contou.

Aldair também mencionou preconceitos enfrentados na profissão. “A mãe, dentro de casa, falando para os meninos: ‘Olha aí, se vocês não estudarem, vocês vão ser gari’. Aí eu falei para a mãe: ‘Negativo. Para mim, ser gari é passar no concurso. Então, se eles não estudarem, nem gari vão ser’”, afirmou.

Durante o trabalho de limpeza, ele já encontrou diversos objetos descartados irregularmente, como um carrinho de bebê e até um revólver. “E em outra, a gente encontrou até moedas antigas”, relatou.

Além das palestras, Aldair faz parte do grupo musical “Pagode da Limpeza”, formado por garis da Urbana há cinco anos. “Eu já toco banjo, cavaquinho. E aí eu tive essa ideia também: ‘Vamos fazer o Pagode da Limpeza?’”, explicou. O grupo possui músicas autorais, como uma composta por Aldair e Raja Lucario: “Eu vou limpando a rua, eu sou o gari e você tem que respeitar”.

Aldair aproveitou a entrevista para pedir apoio dos deputados federais à aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que trata do Piso Nacional dos Garis. “Eu só queria aproveitar a oportunidade e pedir aos deputados federais do nosso estado que sejam a favor da PL 4146, 2020”, declarou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.