Álvaro Dias compara engorda de Ponta Negra com a de Miami Beach

O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), publicou um vídeo nesta terça-feira 1º em que compara a engorda da praia de Ponta Negra à de Miami Beach, nos Estados Unidos. Na gravação, feita na cidade americana, ele afirma que a intervenção realizada em Natal segue padrões semelhantes aos aplicados em locais turísticos internacionais. Álvaro está no exterior para visitar a filha.

“Estamos aqui na praia de Miami Beach, na Flórida, nos Estados Unidos, onde, recentemente, foi feita também a engorda dessa praia. E aí, nós estamos aqui no país mais rico e mais desenvolvido do mundo para mostrar aos natalenses a obra que foi feita semelhante à que fizemos na cidade de Natal”, declarou Álvaro Dias.

O ex-prefeito reforçou que a engorda da faixa de areia é uma solução adotada em cidades onde o turismo tem grande impacto na economia e o avanço do mar representa um risco para a infraestrutura. “Uma obra calculada, projetada, planejada pelo governo dos Estados Unidos. Contendo o avanço do mar e resolvendo um problema que estava prejudicando essa que é uma das cidades mais turísticas dos EUA, justamente pela beleza de suas praias”, disse.

Segundo ele, a obra garante proteção para estabelecimentos e o calçadão, além de fortalecer a economia local. “Em Miami, como em Natal, essa obra garante proteção e tranquilidade para bares, hotéis, restaurantes, quiosques e o próprio calçadão que agora está muito distante do mar”, afirmou.

Álvaro Dias finalizou a gravação destacando que a medida preserva não apenas o litoral, mas também a economia e a geração de empregos. “Isso certifica que, para cidades como Natal, Miami e Balneário de Camboriú, onde o turismo é um dos pilares da economia e o mar avançou, realizar a engorda da praia é o caminho para preservar o litoral. E comprovado está que preservando o litoral, estamos preservando nossa economia e a geração de emprego e renda da cidade. Ponta Negra está no caminho certo”, concluiu.

Engorda de Ponta Negra

A engorda da praia de Ponta Negra ocorreu em resposta à erosão costeira, que é um problema global agravado pelas mudanças climáticas e pela elevação do nível do mar. A obra, que ampliou a faixa de areia da praia ao longo de 4,6 quilômetros da orla, iniciando na Via Costeira até o Morro do Careca, foi concluída em janeiro.

No entanto, a formação de alagamentos (espelhos d’água) na engorda durante chuvas fortes tem chamado a atenção de moradores e visitantes. Shirley Cavalcanti, secretária municipal de Infraestrutura, explicou que o fenômeno é previsto no projeto de drenagem. Porém, segundo ela, a gestão municipal já estudas formas de evitar ou diminuir esses espelhos. A previsão é que a drenagem seja concluída em meados de abril.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.