“Batalha Viva”: Documentário sobre Hip Hop estreia em Toledo

Estimated reading time: 3 minutos

A cultura do hip hop em Toledo é o tema central do documentário “Batalha Viva”, que estreia em 7 de abril, às 19 horas, no Cine Panambi. A entrada é gratuita e os 150 ingressos disponíveis serão distribuídos uma hora antes da sessão. A produção audiovisual é realizada pela Associação de Hip Hop (AH2T) e pelo Fórum de Dança, com realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e apoio da Secretaria de Cultura de Toledo.

Fernanda Fetter, produtora cultural, destaca que a mobilização em prol do hip hop no município começou há aproximadamente duas décadas e é representada por quatro pilares. “Seus fundamentos englobam o DJ, o MC, os dançarinos e o grafite. Temos o Isaac Souza de Jesus, que é referência em grafite; a 5ª Essência (5E) e a Tolebreakers, que são grupos de dança. Também há pessoas trabalhando na formação de DJs. Na área dos MCs, temos diversas batalhas ativas”, explica Fernanda.

DOCUMENTÁRIO – Esta produção sintetiza um recorte de todos os representantes que contam a história do movimento cultural urbano. A produtora Mariana Gouveia destaca que “este é um quebra-cabeça com memórias, vivências e atuações de pessoas que representam cada elemento. Também trouxemos o depoimento de alunos do projeto, alguns até que se tornaram professores, para compartilhar um pouco dessa transformação profissional, tanto individual quanto coletiva”, afirma.

O projeto Batalha Viva foi aprovado na segunda fase dos editais municipais da Lei Paulo Gustavo em 2024 e trata-se de um média-metragem documental de aproximadamente 50 minutos. O documentário foi 100% produzido por trabalhadores criativos de Toledo, contribuindo com a economia da cadeia cultural local. O filme também contará com acessibilidade em libras e ficará disponível em plataformas digitais após a exibição.

QUINTA ESSÊNCIA – O 5E nasceu por volta de 2005, em uma escola estadual de Toledo, por meio de um grupo de danças urbanas. Logo, a equipe se desassociou do colégio e ganhou maiores proporções. Fernanda Fetter é uma das líderes e, junto a outros professores, realiza projetos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e adultos por meio da dança. A partir de 2015, o grupo começou a participar de competições a nível mundial e trouxe diversas premiações para Toledo. Junto à AH2T, promove eventos no município. AH2T – A Associação de Hip Hop e Fórum de Dança é a primeira instituição sem fins lucrativos fundada em meados de 2016 em Toledo e região. Ela visa à valorização, à difusão e ao fomento do hip hop, principalmente das danças urbanas. Seu protagonismo local e regional garantiu-lhe o Prêmio Construção Nacional do Hip Hop, promovido pelo Ministério da Cultura, no qual conquistou o primeiro lugar com nota máxima entre as instituições selecionadas na região Sul do Brasil.

Da Redação

Toledo

O post “Batalha Viva”: Documentário sobre Hip Hop estreia em Toledo apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.