Museu das Favelas abre inscrições para formação gratuita em tecnologia em São Paulo

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), em parceria com a Meta e o laboratório de inovação e tecnologia social Das Pretas, abre inscrições para o programa de impacto Favela Tech, A iniciativa oferecerá capacitação em tecnologia para mulheres periféricas de São Paulo e região metropolitana, disponibilizando 30 vagas.

Para participar é necessário ter acima de 18 anos e atuar nas áreas de artes visuais, audiovisual, comunicação, programação ou design. As candidaturas podem ser feitas até 07 de abril através do formulário de inscrição. As inscrições serão avaliadas com base na disponibilidade, diversidade do perfil, interesse e experiência.

O projeto oferecerá ajuda de custo para o trajeto e o acolhimento com monitoria para os filhos e filhas das participantes durante a jornada formadora, que ocorrerá de maio a setembro. Ao longo da capacitação, serão realizadas masterclasses, mentorias coletivas e oficinas presenciais e virtuais voltadas para Inteligência Artificial, transformação digital, novas tecnologias, Design Gráfico e Branding, Programação e Desenvolvimento, Empreendedorismo Criativo e Colaborativo e outros temas relacionados. 

“As favelas têm um imenso potencial criativo, mas sabemos que ainda faltam oportunidades. Com o programa Favela Tech, que hoje é a nossa principal iniciativa de impacto social, queremos que mulheres periféricas tenham as ferramentas necessárias para se desenvolverem profissionalmente e transformarem suas realidades por meio da tecnologia”, comenta Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.

SOBRE O MUSEU DAS FAVELAS
O Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela organização social IDG. Possui a missão de conectar e garantir o protagonismo das múltiplas favelas brasileiras, preservando suas memórias e potencializando suas produções culturais por meio de exposições, programações, ações educativas, pesquisa e difusão de informação.

Inaugurado em novembro de 2022, no Palácio dos Campos Elíseos, o Museu reabriu no Centro Histórico de São Paulo em dezembro de 2024, com a exposição de longa duração ‘Sobre Vivências’. 

Através de sua relevância cultural, o Museu das Favelas recebeu o Selo de Igualdade Racial 2024, que  destaca iniciativas que promovem a equidade racial e a diversidade no mercado de trabalho. Também foi premiado pela APCA 2024, na categoria Música Popular – Projetos Especiais, com a exposição ‘Racionais MC’s: O Quinto Elemento’, sendo também eleita pelo Portal Pepper como a Melhor Exposição do Ano.

Em 2025, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o Museu possui o patrocínio master do Nubank, tem a Meta como mantenedora, patrocínios do Mercado Livre, EDP e Itaú, apoio da EY e SulAmérica, cooperação da Unesco e parceria institucional da CUFA – Central Única das Favelas.

Localizado no Largo Páteo do Colégio, nº 148, o Museu das Favelas possui entrada gratuita, funcionando de terça a domingo, das 10h às 17h. Saiba mais em: museudasfavelas.org.br

SOBRE O IDG

Há mais de 20 anos, o IDG atua na gestão e desenvolvimento de projetos culturais, ambientais e educacionais. Unimos conhecimento, inovação, criatividade e ousadia para dar vida a ideias e contar histórias que provocam reflexões e criam experiências. 

Guiados pelo propósito de esperançar futuros possíveis, implementamos e gerimos o Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; o Museu das Favelas e o programa CultSP PRO, em São Paulo; e o Paço do Frevo, no Recife. Também somos gestores operacionais do Fundo da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e, até o final de 2025, inauguraremos o Museu das Amazônias, em Belém.

O post Museu das Favelas abre inscrições para formação gratuita em tecnologia em São Paulo apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.