Morre cachalote-pigmeu que encalhou em praia do litoral de SP no fim de semana


Instituto Biopesca e bombeiros marítimos atenderam a ocorrência na praia do Centro de Mongaguá (SP), com ajuda de banhistas. O animal estava machucado e, apesar do resgate, não resistiu. Cachalote encalha em praia do litoral de SP e é resgatado com ajuda da população
O cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) que foi resgatado após encalhar na praia de Mongaguá, no litoral de São Paulo, morreu após um dia em reabilitação no Instituto Gremar. A fêmea adulta pesava cerca de 350 kg e apresentava múltiplos ferimentos na pele.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Imagens mostram os banhistas buscando água no mar e acomodando o cachalote-pigmeu em um caminhão na faixa de areia, no último sábado (29) (assista acima). O Instituto Biopesca foi acionado para atender o mamífero por volta de 15h, na praia do Centro, e recebeu ajuda da população.
De acordo com o Gremar, a morte aconteceu na noite de domingo (30), mas o instituto ainda aguarda os resultados da necrópsia.
Animal estava estressado
Na tarde do resgate, com auxílio dos bombeiros marítimos e dos próprios banhistas, que se mobilizaram para levar água do mar até o caminhão, o cetáceo foi colocado dentro do caminhão. O animal foi estabilizado na praia e encaminhado para o Instituto Gremar, em Guarujá, para reabilitação.
Segundo o Gremar, o animal estava bastante estressado e com a frequência cardíaca elevada. Após a estabilização no tanque de cetáceos.
Confira fotos do resgate:
Imagem mostra multidão reunida durante resgate do animal em Mongaguá (SP)
Jonas de Moraes
Resgate de cetáceo mobilizou as autoridades e a população em Mongaguá (SP)
Jonas de Moraes
Moradores correram até o mar para buscar água e contribuir no resgate em Mongaguá (SP)
Jonas de Moraes
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.