Site da Receita apresenta instabilidade e contribuintes reclamam nas redes

Inúmeros contribuintes reclamam da indisponibilidade para declarar o Imposto de Renda 2025 virtualmente. A promessa da Receita Federal era de que os sistemas para o preenchimento e transmissão do documento por celulares, tablets e pelo Meu Imposto de Renda seriam abertos hoje.

Os contribuintes reclamam de indisponibilidade dos sistemas. As críticas nas redes sociais envolvem a impossibilidade de iniciar o acerto de contas com o Leão, apesar da promessa de que os ambientes estariam disponíveis a partir de hoje, junto com os dados completos da declaração pré-preenchida.

A declaração deveria estar disponível pelos canais virtuais. Nas primeiras duas semanas desde o início das entregas, os documentos só podiam ser preenchidos e transmitidos pelo programa do Fisco para computadores com os sistemas operacionais Windows, Linux e macOS.

Restam 59 dias para entrega da declaração sem multa. O prazo, que já era três dias menor para todos os contribuintes em relação ao ano passado, é ainda mais curto para quem deseja utilizar o ambiente virtual. Estão autorizados os preenchimentos pelo site do Fisco e também em tablets e smartphones com auxílio do aplicativo “Receita Federal”.

O atraso foi ocasionado por indisponibilidade de dados. A Receita afirma que estavam ainda ausentes do sistema as informações a respeito de contribuições de previdência privada; saldos de contas bancárias no Brasil e no exterior, investimentos, aquisição de imóveis e doações efetuadas no ano passado.

O fisco minimizou os impactos do atraso para os contribuintes. Em entrevista coletiva, o supervisor regional do Imposto de Renda de São Paulo, Ricardo Roberto Mendes Ribeiro Junior, negou que a impossibilidade de realizar as declarações online altere o fluxo da declaração. “Os 60 dias, que vão de 1º de abril até 30 de maio, vão ser mais do que suficiente”, disse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.