Medicina: um sonho que se torna realidade na PUCPR em Toledo

A solenidade de inauguração reuniu autoridades acadêmicas, políticas e estudantes. Crédito: Franciele Mota

A solenidade de inauguração reuniu autoridades acadêmicas, políticas e estudantes. Crédito: Franciele Mota

Estimated reading time: 7 minutos

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), câmpus Toledo, realizou uma cerimônia de inauguração do curso de Medicina na tarde da última segunda-feira (31), no câmpus da Universidade. A programação iniciou com uma missa solene presidida pelo Bispo Dom João Carlos Seneme e, logo após, foi realizada uma solenidade com as autoridades presentes, acadêmicos e a comunidade, além de uma visita guiada dos convidados pelas instalações da Universidade. A autorização para a abertura da graduação em Medicina em Toledo foi dada pelo Ministério da Educação, anunciada em 27 de dezembro de 2024. O curso foi avaliado com nota máxima pelo órgão competente.

O reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci, lembra que a implantação do curso de Medicina no câmpus de Toledo é uma conquista de muitos anos de trabalho e de muitas articulações com o Poder Público, com prefeituras da região e com deputados que auxiliaram nos diálogos com o Ministério da Saúde e com o Ministério da Educação. “É um anúncio importante que nós estamos fazendo nessa parceria da Universidade da PUC Paraná com o Poder Público e com a sociedade aqui de Toledo e região”.

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro destaca que a vinda do curso de Medicina da PUCPR fortalece a educação e a saúde do município. “Para a educação são mais oportunidades para os nossos estudantes; para a saúde de Toledo é o fortalecimento. Os indicadores de cidades onde já tem cursos de Medicina, cursos na área de saúde são os melhores. Nós temos essa estrutura da PUCPR que é tradicional, está há 22 anos em Toledo, somada também ao curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, determinam a nossa Toledo como um ambiente cada vez mais sustentável, saudável e fortalecido nessa área”.

PARCERIAS – O diretor da PUCPR Toledo, Ricardo Lopes, comenta que inaugurar o curso de Medicina é celebrar uma conquista de três anos de trabalho que mobilizaram muitas pessoas da Universidade e também da sociedade. “É um processo de construção onde trazemos para Toledo um curso de Medicina para somar com o curso que já existe na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Inclusive, toda a população ganha na verdade”.

A PUCPR está presente em Toledo há 22 anos. A estruturação do curso de Medicina envolveu parcerias e convênios com várias entidades de saúde da região. A primeira turma do curso de Medicina da PUCPR, câmpus Toledo, iniciou as aulas no mês de março de ano, após o vestibular realizado em fevereiro. O processo seletivo para a segunda turma será realizado em junho.

O reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci explica que para que o curso de fato seja aprovado, é preciso que haja confluência na cidade e na região de implantação. “Foram feitos vários acordos com a Prefeitura local e da região e também com hospitais aqui da cidade e também na região”.

Lopes complementa que o curso de Medicina da PUCPR Toledo está extremamente conectado com a comunidade. “Isso porque as atividades vão acontecer tanto na Atenção Primária, na Unidade Básica de Saúde (UBS); temos parceria na atenção secundária via Consórcio de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), além de convênio com Hospital Bom Jesus. A partir daí também vamos celebrar outros convênios com outras unidades. O curso teve uma conquista até aqui, mas tem muito trabalho ainda para acontecer daqui para frente”.

Representando a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná, mantenedora do Hospital Bom Jesus, o enfermeiro de Relações Públicas Itamar Weiwanko celebra esse momento importante e histórico para o município de Toledo. “Um sonho que se sonha só é só um sonho. Agora um sonho, quando se sonha junto, se torna uma grande realidade. O Hospital Bom Jesus vem nesse projeto desde o início conversando e alinhando os ‘pontos’ e participando da construção do curso de Medicina aqui da PUCPR Toledo”.

Ele reforça que as aulas práticas vão acontecer no Hospital Bom Jesus. O MEC já fez uma avaliação de toda a parte hospitalar e fez a aprovação. “Quem ganha com tudo isso é a nossa grande Toledo, é a 20ª Regional de Saúde e a população que terá em breve bons profissionais para ampliar o atendimento na área da saúde e poder suprir toda essa demanda, esse vazio existente que há aqui na nossa região”, complementa.

ESTRUTURA – As instalações do curso de Medicina da PUCPR Toledo incluem laboratórios de anatomia; laboratórios de histoembriologia, bioquímica, farmacologia e fisiologia; biblioteca; e Centro de Simulação Clínica com consultórios, centro cirúrgico e obstétrico, enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e unidades de práticas distribuídos para treinamento de atendimento de adultos, idosos, crianças e gestantes, entre outros pacientes. Além de contemplar salas de aulas modernas com tecnologia e layout para o desenvolvimento de atividades próprias de metodologias ativas, salas para reuniões em pequenos grupos e área de convivência.

“A Universidade tem um compromisso de qualidade muito grande e muito intenso. Não lançamos um curso sem que tenha tudo o que é necessário, o melhor que podemos oferecer para que esse curso forme profissionais competentes, profissionais que tenham a capacidade de lidar com o melhor daquilo que a técnica daquela disciplina e daquele curso precisa. Por isso, nós investimos bastante aqui em Toledo, em salas adaptadas para o curso de medicina, em laboratórios de última qualidade no valor de investimento na ordem de R$ 3 milhões”, pontua o reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci.

EXPECTATIVAS – O deputado federal Dilceu Sperafico lembra que o curso de Medicina da PUCPR câmpus Toledo já era um sonho almejado desde a época de implantação da Universidade no município há 22 anos. “É fundamental não só para Toledo, mas para todo o Oeste de Paraná ter um curso de Medicina de excelência como que é o curso de Medicina da PUCPR. É um ganho sensacional porque poderemos ter os nossos filhos, os nossos netos estudando na nossa região e, depois de formados, poderão ficar aqui e, evidentemente, dando maiores condições para toda a nossa região”.

O diretor da PUCPR Toledo, Ricardo Lopes, afirma que o próximo passo é que os médicos formados em Toledo permanecem no município e na região. Para isso, a Universidade planeja ampliações. “Nós sabemos que a nossa macrorregião Oeste é carente de médicos, de estrutura de saúde e é para isso que nós vamos lutar a partir de agora. A PUCPR já está desenhando programas de residência médica e ou um pacote de benefícios para que esses estudantes ao se formar permaneçam aqui na região esse é o nosso próximo desafio”, finaliza.  

Com informações da Assessoria*

*Da Redação

TOLEDO

O post Medicina: um sonho que se torna realidade na PUCPR em Toledo apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.