Atenção redobrada para a dengue em Timbó: casos registrados em 2025 reforçam a importância da prevenção





 

 

A dengue segue sendo um dos principais desafios de saúde pública no mundo e em Timbó não é diferente. Transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada, a doença pode causar febre, cefaleia, dores musculares e articulares, dor retro-orbital, além de sintomas como náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, pode evoluir para manifestações hemorrágicas.

Pessoas que tenham visitado locais com presença do Aedes aegypti ou transmissão da dengue nos últimos 14 dias e apresentem sintomas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação.

Em 2025, entre os meses de janeiro e fevereiro, foram encaminhadas 22 amostras para pesquisa de febre do Oropouche, das quais 17 tiveram resultado negativo e 5 ainda aguardam resultado. Timbó pode encaminhar semanalmente até 8 amostras para investigação da doença, conforme determina a Nota Técnica Conjunta Nº 017/2024 DIVE/LACEN/SUV/SES.

Casos de dengue registrados em Timbó em 2025:

Janeiro: 2 casos positivos

1 no bairro Pomeranos

1 no bairro Tiroleses

Fevereiro: 1 caso positivo

1 no bairro Araponguinhas

Março: 4 casos positivos

1 no bairro Vila Germer

1 no bairro Pomeranos

1 no bairro Imigrantes

1 no bairro Quintino

A Vigilância Epidemiológica de Timbó reforça a importância da prevenção e do combate ao mosquito transmissor da dengue. A população deve eliminar possíveis criadouros, evitar acúmulo de água parada e buscar orientação médica ao apresentar sintomas. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3380-7257.

 

 

O conteúdo Atenção redobrada para a dengue em Timbó: casos registrados em 2025 reforçam a importância da prevenção aparece primeiro em Portal Timbó Net.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.