Vereador Leo Souza lembra uma década de histórias e gratidão ao programa Rota InterTV

Dez anos depois de estrear na televisão, Leo Souza lembrou em suas redes sociais, a jornada vivida à frente do programa Rota InterTV, da afiliada da Globo no RN. O vereador pelo Republicanos fez um balanço emotivo sobre o impacto que a experiência teve em sua vida pessoal, profissional e no seu olhar sobre a sociedade. “Estar a frente do Rota desde a sua concepção como apresentador foi a grande oportunidade pela qual vou ser grato pelo resto da minha vida”, escreveu.

Leo relembrou histórias marcantes e personagens reais que cruzaram seu caminho durante os mais de dez mil quilômetros rodados e as mais de dez mil horas de gravação. Entre eles, mencionou Sandra e Damião, mãe e filho da Zona Norte de Natal, em que a mãe, catadora de recicláveis, foi alfabetizada pelo próprio filho ainda criança. Citou também Isaías, condutor local em Porto Alegre, que conseguiu mudar de vida a partir das oportunidades surgidas em sua região. E Dona Cacilda, do município de São Tomé, responsável por transformar a realidade de idosos em situação vulnerável no sertão potiguar através do Lar de idosos São Camilo de Léllis.

Segundo Leo, essas histórias o moldaram como pai e como ativista social. Ele acredita que o programa o aproximou da população e o tornou uma pessoa mais sensível às causas humanas. “Sou convicto de que essa experiência me transformou. Ela me fez ter uma base sólida como homem e estar aqui hoje, com senso de responsabilidade e gratidão, olhando o mundo de maneira diferente. Eu vivi a história do outro e semeei novas histórias também”, afirmou.

O vereador lembrou com carinho dos profissionais que ajudaram a viabilizar o Rota InterTV, como o então superintendente da tv, Dirceu Simabocuro; Carlos Peixoto e o diretor Chocolate, que ele descreveu como verdadeiros membros de sua família por afinidade. Disse também que, ao longo dos anos, passou a ser abordado nas ruas por pessoas que o tratam com a intimidade de quem o viu por muito tempo dentro de casa, através da televisão. “Eu sei que, quando me atribuem esse afeto, estão falando da própria história delas”, escreveu.

Na legenda da publicação, Leo mencionou o dia 27 de março de 2015 como a data de nascimento do programa, exibido pela Inter TV Costa Branca, e classificou o período como “uma era de ouro na TV regional”. Disse que, embora soubesse que o projeto não seria eterno, toda a equipe deu o melhor enquanto durou. E concluiu com uma frase que resume sua postura diante das oportunidades que recebeu na vida pública e na comunicação: “Talvez eu seja um cara que aproveita as oportunidades. Mas hoje tenho certeza de que sou alguém que honra cada uma delas”.

Ao longo dos anos, o Rota se transformou com novos apresentadores e personagens. O programa continua no ar nas tardes dos sábados na tela da InterTv Cabugi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.