Iara Pinheiro discute propostas para Procuradoria Geral de Justiça do RN

A promotora Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, candidata à Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, explicou suas motivações e propostas em entrevista à 98 FM, nesta segunda-feira 31. Com 27 anos de carreira, sendo 20 deles dedicados à Promotoria de Defesa da Saúde, Iara afirmou que sua candidatura surge do amadurecimento profissional e do incentivo de colegas. “Eu acho que a motivação está bem dentro do meu processo de amadurecimento, da minha atuação, da minha história como promotora de justiça”, disse.

Ela abordou sua posição em relação ao processo eleitoral interno do Ministério Público, marcado para o dia 4 de abril, e defendeu que a autonomia do MP deve ser preservada, com a realização de uma escolha independente. “Nós somos um dos poucos MPs no Brasil que ainda temos de maneira forte e muito coesa a defesa da nossa autonomia”, afirmou.

Além disso, Iara apresentou suas propostas para a gestão da Procuradoria. Ela sugeriu a criação de um cargo de Procurador Geral de Justiça Adjunto, com foco na função jurídica, para dar mais dinamismo e qualificar a atuação da instituição. “Nós estamos propondo o Procurador Geral de Justiça Jurídico”, explicou, destacando a importância de uma gestão eficiente.

A promotora também falou sobre o uso da tecnologia, como a inteligência artificial, para melhorar a atuação do MP, acelerando processos e criando mais agilidade na assessoria aos promotores. Ela afirmou que está em andamento um processo de treinamento para os membros da instituição.

Iara, que possui grande experiência na área da saúde, explicou que pretende aplicar sua experiência na gestão pública para resolver problemas no setor. Ela ressaltou a importância da colaboração entre as esferas públicas e destacou a necessidade de investimentos em serviços de saúde. “O Brasil é o único país acima de 100 milhões de habitantes que tem um sistema público de saúde”, observou.

MPRN Iara
Disputa pelo cargo de Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte (PGJ) no biênio 2025/2027 terá dois candidatos. Foto: Divulgação/MPRN

Glaucio Pinto Garcia e Iara Maria Pinheiro de Albuquerque requereram inscrição para a eleição que definirá quem comandará o MPRN entre 18 de junho de 2025 e 18 de junho de 2027.

A eleição para a Procuradoria Geral de Justiça, entre Glaucio Pinto Garcia e Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, ocorrerá em 4 de abril, com o resultado divulgado no mesmo dia. Após a eleição, a governadora Fátima Bezerra terá um prazo para definir o novo procurador-geral, que comandará o MPRN entre 18 de junho de 2025 e 18 de junho de 2027.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.