70% dos brasileiros têm intolerância à lactose, mas maioria não sente sintomas, diz gastroenterologista

70% dos brasileiros têm intolerância à lactose, mas apenas uma minoria apresenta sintomas, segundo o médico gastroenterologista José Gurgel. O médico explicou que a condição está ligada à redução da produção da enzima lactase após os 5 anos de idade, mas a maioria convive bem com a ingestão moderada de leite.

Gurgel destacou que o teste laboratorial padrão usa 50 gramas de lactose (equivalente a quase 1 litro de leite), uma dose muito acima do consumo habitual. “Quem não é intolerante passa a ser depois desse exame”, brincou. Ele recomendou um teste caseiro: ficar 15 dias sem laticínios e depois ingerir um copo de leite em jejum para observar sintomas como gases, inchaço abdominal ou diarreia.

Diferença entre alergia e intolerância

O médico ressaltou que alergia ao leite (à proteína) afeta até 5% das crianças e é rara em adultos, enquanto a intolerância (ao açúcar lactose) é comum em 70% da população adulta. “São problemas distintos, com mecanismos diferentes”, afirmou ele, em entrevista à Band.

Gurgel desaconselhou a exclusão total do leite: “É um alimento fantástico, rico em cálcio e proteína”. Como alternativas, sugeriu leites com baixa lactose, enzimas lactase ou derivados como queijos e iogurtes, que têm menos lactose. “Um copo de leite comum (12g de lactose) é tolerado pela maioria”, disse.

Mitos

O gastroenterologista rebateu a ideia de que leite é inflamatório: “Isso é desinformação. Só causa inflamação em alérgicos à proteína, menos de 1% dos adultos”. Também negou relação entre intolerância à lactose e ao glúten.

Sobre o excesso, Gurgel citou que países nórdicos consomem 300 litros de leite por pessoa/ano sem problemas, enquanto o Brasil está abaixo do ideal. “Três porções diárias são seguras e importantes para a saúde óssea”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.