Avanço do mar destrói pelo menos 30 ninhos de tartarugas em Maxaranguape

O avanço do mar registrado no último fim de semana em Maxaranguape, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, destruiu pelo menos 30 ninhos de tartarugas marinhas monitorados pelo Projeto Tartarugas ao Mar. Outros ninhos foram soterrados, comprometendo o desenvolvimento dos filhotes.

“É triste demais, um trabalho árduo que em um único dia é destruído. Desde 2018 não temos uma perda tão grande”, afirmou Isadora Barreto, coordenadora do projeto.

De acordo com a tábua de marés da Marinha do Brasil, a altura das ondas na região chegou a 2,3 metros por volta das 4h e das 16h do sábado 29, acompanhadas de correntezas muito fortes.

O Projeto Tartarugas ao Mar monitora atualmente mais de 180 ninhos distribuídos pelas praias dos municípios de Maxaranguape, Ceará-Mirim, Parnamirim e Nísia Floresta. O trabalho é voluntário e envolve monitoramento noturno e diurno para garantir a proteção dos animais.

“Nesse avanço da maré perdemos várias estacas e bandeiras usadas pra sinalizar os ninhos. Então, além da perda ambiental, temos um prejuízo financeiro pro projeto, que é mantido por meio de doações”, disse Barreto.

Avanço do mar destrói barracas na orla de Barra de Maxaranguape

O mar avançou com força neste fim de semana e causou destruição na orla de Barra de Maxaranguape, no município de Maxaranguape, localizado a aproximadamente 40 quilômetros de Natal. O fenômeno ocorreu durante a madrugada e a tarde do sábado 29, quando a maré atingiu níveis elevados e resultou em prejuízos para a região.

A Prefeitura de Maxaranguape, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que está acompanhando a situação e avaliando os danos provocados pela força das águas. No entanto, ainda não foi divulgado o número exato de barracas atingidas pelo avanço do mar.

avanço do mar maxaranguape
Barracas destruídas em Maxaranguape — Foto: Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.