Araras vítimas de maus-tratos são soltas após tratamento em centro de reabilitação no interior de SP


Parceria entre Cras-Araras e Instituto Brasileiro de Proteção à Natureza (IBPN) cuida e recupera animais silvestres de Araras (SP) e região. Aves são soltas na natureza após tratamento e reabilitação de maus-tratos em Araras
Cinco araras-canindés, vítimas de maus-tratos, tráfico e acidentes, foram soltas em área de mata nesta semana em Araras (SP). A cidade realiza um importante trabalho de recuperação de aves em uma parceria entre o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) Pró- e o Instituto Brasileiro de Proteção à Natureza (IBPN).
O Cras-Arara abriga mais de 70 maritacas, 7 araras, 5 papagaios, além de bem-te-vis, ouriços, gambás, corujas e gavião.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A secretária municipal do Meio Ambiente, Raquel Eliana Metzner, falou da importância do projeto na fauna da região.
“É extremamente importante não só para a fauna do município de Araras como para a fauna do entorno, porque esses animais levam a semeadura de árvores e tem uma característica na cadeia alimentar muito grande que vem sendo preservada com a preservação desses animais e o retorno deles para a natureza”, disse.
Araras vítimas de maus-tratos e acidentes passam por tratamento em Ararase são soltas na natureza em área de soltura e monitoramento de animais silvestres
Reprodução / EPTV
Resgate
O centro de reabilitação cuida de aves que foram impedidas de seguir o ciclo natural de suas vidas, sendo a maioria vítima de maus-tratos e contrabandos.
Segundo o biólogo Fábio Luiz Fabiano, muitos animais chegam atropelados e vindos de órgãos de proteção como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Muitas [araras] são atropeladas ou atacadas por gatos, e também vítimas de tráfico resgatadas em fiscalização da Polícia Ambiental”, comentou.
LEIA TAMBÉM:
REGIÃO: Porquinha perdida é resgatada na rua por casal após quase ser atropelada em Matão
MAUS-TRATOS: Mulher é presa por maus-tratos a 5 cães da raça pitbull em Rio Claro
QUE SUSTO: Jiboia é vista ‘passeando’ perto de escola estadual em Caconde
Carinho e reabilitação
Tratamentos, cuidados e muito amor são essenciais para que as araras alcancem novos voos no céu da cidade e região. Uma equipe de veterinários avalia cada caso e o tipo de reabilitação.
“Os veterinários avaliam se precisam de tratamento e depois passam para quarentena. Esses animais ficam em observação para não contaminar os outros até chegar os resultados dos exames. Depois passamos eles para processo de socialização com outros da mesma espécie , adaptação com espécies nativas e melhorar as condições de voo”, disse o biólogo.
Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS Pró Arara realiza importante trabalho com aves vítimas de maus-tratos
Reprodução / EPTV
Depois de reabilitadas, elas são levadas para uma viveiro em uma fazenda e iniciam o processo de soltura. Lá, são avaliadas a condição de saúde dos animais e a adaptação aos alimentos que vão encontrar na natureza.
Por exemplo, aos poucos a ração vai sendo retirada e coquinhos encontrados na natureza são apresentados.
“A gente apresenta para elas todos os alimentos presentes aqui na floresta e nas lavouras da região para depois quando forem soltas acharem mais rapidamente a comida”, disse Rogério Caldas, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção à Natureza (IBPN).
Outro ponto importante na reabilitação é que a musculatura das aves deve ser estimulada para fortalecer as asas durante voos mais longos.
O trabalho do Cras existe há 10 anos e cria condições para que as espécies voltem a viver na natureza e não desapareçam.
O espaço fica no Parque Fábio da Silva Prado, no Lago Municipal. Interessados em acompanhar o trabalho de recuperação podem agendar uma visita guiada. Informações pelo telefone (19) 3542-3538.
Araras recebem tratamento com muito carinho no retorno à natureza
Reprodução / EPTV
VEJA TAMBÉM:
CRAS reabre para visitas de educação ambiental em Araras
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.