Comunicação que gera inclusão: Apada realiza curso de Libras

Libras é comunicação e comunicação é inclusão/Na imagem a intérprete diz ‘Oi’. Crédito: Divulgação Apada

Libras é comunicação e comunicação é inclusão/Na imagem a intérprete diz ‘Oi’. Crédito: Divulgação Apada

Estimated reading time: 3 minutos

Para que a comunicação aconteça de maneira mais clara entre aqueles que apresentam deficiência auditiva, a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Toledo (Apada) promove o curso de Libras – nível básico. Estão abertas as inscrições e as aulas iniciam em abril.

Ao todo serão ofertadas 40 vagas. A carga horária é de 40 horas e os encontros devem ocorrer nas terças e quintas a partir das 19 horas. O investimento é de R$200,00 e pode ser pago com uma entrada e o restante.

“Com o curso a comunidade ouvinte pode aprender sobre a cultura surda, valorizar a diversidade cultural e valorizar a inclusão”, destaca a presidente do Conselho Deliberativo da Apada, Marli Wagner. “O curso básico ajuda a se comunicar quando encontrar um surdo, seja no comércio, escolas ou repartições públicas”, acrescenta ao mencionar que o contato para as inscrições é o dela – (45) 99981-7581.

COMUNICAÇÃO GERA INCLUSÃO – Conseguir ouvir e desenvolver a fala é ter a certeza de que a comunicação poderá acontecer com mais facilidade em qualquer lugar. Contudo, nem todos nascem com o sistema auditivo perfeito ou em funcionamento. A comunicação pode sim ocorrer sem nenhum som; para os surdos é preciso usar as mãos, já para quem escuta também é necessário usar o coração.

A primeira língua da pessoa surda é a Língua Brasileira de Sinais (Libras) – sendo o principal meio de comunicação. Com ela a criança passa a adquirir conhecimento para depois ter acesso à segunda língua que é o português, na modalidade escrita. A falta dessa ‘língua materna’ pode desencadear graves consequências para a criança no que se refere ao seu desenvolvimento intelectual e social.

“É fundamental para a inclusão social da comunidade surda o fato de conseguir se comunicar. Quando a comunidade como um todo conhece Libras facilita a comunicação e gera a interação social dos surdos. A Libras é um fator muito importante para a construção da cultura e identidade da comunidade surda brasileira”, reforça Marli.

APADA EM AÇÃO – Os atendimentos ofertados pela Apada, no momento, envolvem os encaminhamentos ao mercado de trabalho, carteirinha para transporte, documentos. Além dos atendimentos na área de fonoaudiologia. Mensalmente acontece um encontro com todos os surdos com palestras e informações de interesse desse público. Aos sábados, eles se reúnem na entidade para um momento de lazer esportivo: os jogos de futsal.

A Apada foi fundada na data de 27 de junho de 1987. Neste ano, a entidade irá completar 38 anos de trabalhos, de inserção pela comunicação facilitada das pessoas com problemas auditivos, de encaminhamentos ao mercado de trabalho, de mais qualidade de vida para as famílias atendidas. Para a todos que lutam por essa causa, os serviços não podem parar.

Da Redação

TOLEDO

O post Comunicação que gera inclusão: Apada realiza curso de Libras apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.