Revitalização da Praça do Japão celebra cultura nipônica em Toledo

O novo portal Torii embeleza a paisagem de Toledo, na Praça do Japão. Crédito: Marcelo Rocha

O novo portal Torii embeleza a paisagem de Toledo, na Praça do Japão. Crédito: Marcelo Rocha

Estimated reading time: 4 minutos

Quem transita pela região do horto florestal de Toledo, no lago municipal, possivelmente se deparou com a revitalização da Praça do Japão, próxima ao Largo Chico Mendes. Logo no primeiro olhar é possível observar uma nova pintura e um novo portal, conhecido como Torii. No entanto, as reformas vão além e contemplam uma nova tubulação hidráulica, impermeabilização das pedras, novos bambus no cercado, bem como a confecção da calçada de acesso, com a readequação da rampa.

Fábio Leal Oliveira, secretário da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, esclareceu que “uma das primeiras reinvindicações do prefeito Mario Costenaro foi de que a gente trabalhasse para revitalizar esses pontos que potencializam esse entrelaço cultural. A cultura japonesa tem uma importância significativa para Toledo, pela contribuição realizada”.

Neste ano, é celebrado os 63 anos da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (CEATO), fundada em 4 de novembro de 1962. Esta é uma forma de homenagear a cultura nipônica no município. Para esta realização, Fábio compartilha que “foi realizada uma conversa como a comunidade nipônica para que pudesse atender os seus anseios, na qual também contribuiu com suas visitações e suas ideias, acompanhando todo o serviço”.

FORTALECER A CULTURA – Segundo Celso Hissao, presidente da CEATO, a revitalização é vista pela comunidade nipônica como uma oportunidade importante de fortalecer a cultura e sua identidade, como um espaço de convivência e lazer, até mesmo para promoção de eventos como festivais e celebrações tradicionais, promovendo um intercâmbio cultural e educacional com a população em geral, para o fortalecimento de laços comunitários.

Para a cultura japonesa, o portal Torii é um símbolo icônico, no qual representa a transição entre o mundo profano e sagrado. É possível encontrá-lo em santuários xintoístas e até mesmo em templos budistas, do qual indica que o visitante está prestes a entrar em um espaço sagrado. Hissao complementa que “o Torii é um símbolo de conexão com a herança e as tradições japonesas, servindo como um ponto de referência visual que traz um pedaço do Japão para fora de suas fronteiras”.

MEMÓRIA – Uma equipe multidisciplinar atuou nesta reforma, onde foi possível contar com a expertise de Beto Ignácio, diretor de infraestrutura e paisagismo, na manutenção de bombas hidráulicas. Em paralelo, equipe técnica da arquiteta Débora Kliemann realizou os ajustes para atender as condições técnicas e estruturais de montagem. Para isso, troncos de eucalipto foram encontrados no aterro municipal, cortados e tratados.

Fábio enfatiza que “a praça revitalizada mostra como nós somos gratos por toda a cultura japonesa e que tem trabalhado muito por Toledo e nossa região. Manter essa praça com boa apresentação é uma forma simbólica de retribuir, é a expressão da nossa gratidão”, conclui.

“As intervenções na Praça Japão não apenas preservam a memória e as tradições, mas também criam um espaço de diálogo intercultural, fortalecendo os laços entre diferentes gerações e promovendo um ambiente de respeito e colaboração. Que essa celebração inspire todos nós a construir um futuro ainda mais harmonioso e próspero, valorizando a rica tapeçaria cultural que formamos juntos”, finaliza Celso.

Da Redação

TOLEDO

Manutenção Pública

Outras revitalizações já foram realizadas na cidade, incluindo duas rotatórias localizadas na Avenida Ministro Cirne Lima. As próximas manutenções programadas contemplam a rotatória do Golfinho, na Vila Operária, e a esquina da JJ Muraro com a São João. Está inclusa também a revisão do ponto da Largo São Vicente com a Rua Barão do Rio Branco e a cascata da João Leonardi, no triângulo do horto municipal. Além disso, será feita a revisão da bomba hidráulica na cascata do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, conhecido também como Lago Novo.

Beto Ignácio, diretor de Infraestrutura e Paisagismo, destaca a atenção dedicada a diferentes pontos de Toledo. “Desde o início da gestão do prefeito Mario Costenaro, temos conseguido conciliar a reforma das rotatórias e dos parquinhos com a manutenção das UBSs, Cmeis, escolas e Certis, que são espaços amplamente utilizados pela população. Nosso olhar está bem diversificado”, finaliza.

O post Revitalização da Praça do Japão celebra cultura nipônica em Toledo apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.