Caern afirma que obra de saneamento em Parnamirim é de responsabilidade do município

A Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) afirmou que a obra de saneamento em Parnamirim é de responsabilidade do município, que foi o responsável pela licitação, contratação e financiamento da obra. A Caern atuou apenas no apoio técnico e na aprovação dos projetos.

A declaração veio após uma matéria veiculada pelo Agora RN, na qual os vereadores de Parnamirim afirmaram que o município enfrenta problemas graves de saneamento básico, obras paralisadas e infraestrutura escolar precária.

“A gestão e a fiscalização desse contrato sempre foi e ainda são responsabilidades do Município”, afirmou a Companhia. A obra teve início em 2008 e, no final de 2024, foi concluída a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). No entanto, a ETE ainda não pode operar, pois é necessária a construção de um emissário, cuja obra está incompleta. “Faltam aproximadamente 370 metros de rede de emissário para ser concluído e poder iniciar testes e operação efetiva da ETE, para receber os esgotos e tratá-los com destinação final adequada”, explicou a Caern.

Em 2023, dentro do convênio, a Caern iniciou o repasse de R$ 14 milhões ao município como contrapartida aos recursos da Caixa Econômica, pois o município não possuía recursos para finalizar a obra, que esteve paralisada por cerca de quatro anos. A Companhia informou que continua trabalhando para concluir a construção do emissário.

Em relação às crateras abertas na cidade, a Caern afirmou que já notificou a Secretaria de Obras do Município, responsável pela fiscalização do contrato, para que tome as providências necessárias junto à empresa contratada para corrigir os defeitos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.