Natal quer planejar com cidades vizinhas para otimizar recursos públicos

A Prefeitura do Natal iniciou o debate sobre o Plano Plurianual (PPA) com participação da população e busca integrar o planejamento com os municípios da Região Metropolitana. O objetivo é evitar sobreposições de obras e garantir um melhor uso dos recursos públicos, conforme o secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo.

O titular da pasta explicou que a iniciativa prevê um PPA construído em diálogo com bairros, comunidades e segmentos. “O planejamento não é apenas um desejo do governante, é constitucional, precisa ser submetido à Câmara e dela saem os orçamentos anuais”, afirmou. “Esse plano é fundamental, é onde a gente sabe o que vai acontecer na cidade nos próximos quatro anos. A prática mais comum é que esses planos sejam elaborados em quatro paredes, nos gabinetes. Mas o prefeito Paulinho Freire resolveu fazer diferente”.

Os debates ocorrem em reuniões presenciais nos bairros e também por meio digital, no site da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). O calendário de encontros segue até 3 de abril, passando por diversas regiões da cidade.

Além do planejamento local, Natal busca alinhar suas ações com municípios vizinhos como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz. “Esses municípios precisam combinar o que cada um está fazendo para evitar impactos negativos e otimizar investimentos. Um exemplo é a infraestrutura de saúde: se uma UPA é construída próxima à divisa, o outro município deve saber para evitar duplicações”, destacou Araújo.

Já foi criado um fórum de secretários de planejamento da Grande Natal para tratar de projetos específicos em reuniões conjuntas e individuais. “Natal tem lugares em que de um lado da rua é Natal, do outro é Parnamirim. Esses municípios da Grande Natal precisam, junto com Natal, combinar o que cada um está fazendo. Essa discussão está indo bem, graças a esse esforço conjunto. Os outros municípios também estão cooperando bastante, já temos praticamente um fórum de secretários de planejamento criado entre esses municípios. Estamos fazendo esse diálogo e essa tratativa conjunta na discussão dos planos plurianuais de Natal e dos municípios do Grande Natal”.

Paralelamente, a Prefeitura de Natal busca recursos federais para viabilizar os projetos. Na última semana, o prefeito Paulinho Freire (União Brasil) esteve em Brasília com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, e parlamentares para captar investimentos.

A estratégia visa garantir recursos para projetos prioritários como a Via Mangue, novas estações de passageiros, urbanização de praias e pavimentação de bairros. “O prefeito está unindo planejamento e captação de recursos para transformar essas propostas em realidade”, concluiu Araújo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.