Mutirão de castração será realizado em Pontal do Paraná nos dias 27 e 28 de março

A Rede de Proteção Animal de Pontal do Paraná promoverá, nos dias 27 e 28 de março, um Mutirão de Castração de cães e gatos. A iniciativa tem como objetivo o controle populacional de animais no município, priorizando aqueles pertencentes a tutores em situação de vulnerabilidade social e animais resgatados das ruas.

“Para solicitar a castração, é necessário fazer a inscrição via protocolo, que pode ser realizado presencialmente na sede da Prefeitura ou online. No cadastro, é preciso anexar documentos como RG ou CNH, comprovante de residência, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e fotos do animal”, informou a Prefeitura de Pontal do Paraná.

As castrações serão realizadas de acordo com os seguintes critérios de prioridade:

tutores residentes em Pontal do Paraná, com animais de 6 meses a 8 anos de idade;

animais pertencentes a tutores que possuam comprovante de CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo; protetores de animais cadastrados; e animais resgatados da rua.

Além disso, segundo a prefeitura, os pedidos mais antigos serão priorizados. “Devido à alta demanda, aqueles que não forem atendidos neste mutirão serão incluídos na fila para futuras edições”, explicou a administração municipal.

A Rede de Proteção Animal (RPA) de Pontal do Paraná é uma parceria entre a Prefeitura e várias instituições que atuam na proteção de animais. O objetivo é promover o bem-estar dos animais e controlar a população de cães e gatos. 

482253974 992847856277505 7913669052940748011 n

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 93500-7993.

O local do mutirão de castração será o Ginásio da Escola Municipal Primavera, localizado na Rua Renato Russo, esquina com Avenida Tom Jobim, no balneário Primavera, em Pontal do Paraná. Mais informações no site: www.pontaldoparana.pr.gov.br.

A castração, ou esterilização, é uma cirurgia realizada por um médico veterinário para impedir a reprodução e evitar o cio nos animais. O procedimento é feito com anestesia geral e pode ser realizado em filhotes e adultos. A castração traz várias vantagens para os animais e seus tutores, como: manutenção do instinto protetor do animal; comportamento mais tranquilo e equilibrado; redução de fugas dos machos em busca de fêmeas no cio; diminuição de miados e uivos excessivos; prevenção de doenças reprodutivas, aumentando a expectativa de vida do animal.

“Não perca a oportunidade de contribuir para o bem-estar do seu pet e auxiliar no controle populacional de animais no município”, convidou.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Adicionar aos favoritos o Link permanente.