Prefeitura de Toledo entrega primeira parte dos kits escolares

entrga des kit escolares toledo

entrga des kit escolares toledo

A Prefeitura de Toledo, através da Secretaria da Educação (Smed), entregou os kits escolares para o ano letivo de 2025. Todos os alunos dos Centros Municipais de Educação infantil (Cmeis) receberam a primeira parte do material de uso coletivo, como tintas, massinhas, tesouras, pincéis, papéis, cola, entre outros itens. Nas escolas, o kit é individual e a entrega deverá estar concluída até esta quarta-feira (26). Na próxima semana serão entregues as agendas e cadernos para finalizar todo o material à disposição dos alunos e que servirá para as atividades escolares ao longo deste ano.

Para o prefeito Mario Costenaro, o sentimento é de alegria. “Sempre digo que para mim a educação é transformadora e ver a reação dessas crianças ao receberem seus kits é gratificante”, resume. Costenaro acredita que para 2026 esse problema de kits chegando após o início das aulas será resolvido com as novas medidas que serão adotadas.

A secretária de Educação, Janice Salvador, lembra que cada criança da educação infantil 4 e da educação infantil 4 recebeu o seu kit. “Durante essa semana e no início da semana que vem, chega a segunda parte dos materiais. Além disso, todas as crianças receberão dois jogos que servirão, claro, ao trabalho feito em sala de aula, sob orientação dos professores e, em alguns momentos, se os professores assim entenderem, o material também poderá ser levado para casa a fim de que os alunos joguem com seus familiares e amigos”, explica Janice.

PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE – A secretária lamenta que a licitação tenha sido feita muito tarde pela gestão passada. “Nós estamos falando de um processo licitatório que teve início em 10 de dezembro de 2024, quando as aulas já estavam programadas para iniciarem no dia 4 de fevereiro de 2025. Então, esse tempo, de qualquer modo, seria insuficiente para que todas as crianças tivessem os seus kits”, comenta.

Janice lembra que houve um segundo problema: as amostras destinadas para análise de dois lotes foram reprovadas. Isso exigiu um esforço ainda maior para a realização de uma nova análise da amostra dos materiais, “para daí nós aprovarmos e procedermos a compra. Houve um uma preocupação com a qualidade do material’, destaca a secretária.

A secretária acrescenta que os pais poderão observar que todo o material é da melhor qualidade. “Essa é a nossa preocupação: que as crianças acessem o material de qualidade”, salienta.

NOVIDADES PARA 2026 – Para evitar esses transtornos em 2026, a secretária Janice Salvador tem mantido conversas frequentes a fim de estabelecer o melhor método de compra junto à equipe técnica da Smed e ao prefeito Mario Costenaro. “Nós estamos estudando duas alternativas. Talvez a gente venha com novidades bem interessantes e que vão deixar esse processo muito mais ágil”, adianta.

Janice pensa que o novo modelo que está sendo estudado trará mais autonomia das famílias na compra dos materiais e isso ajudará a fomentar o comércio local. “Essa é uma questão que nós estamos estudando. Caso seja possível executar o que nós estamos pensando iremos mudar”.

Mas, e se não for possível? A secretária lembra que o atual processo pode ser prorrogado. “Então, nós certamente faremos isso. Prorrogaremos para que nós possamos ter o material em tempo hábil para 2026”, finaliza a secretária.

TOLEDO

O post Prefeitura de Toledo entrega primeira parte dos kits escolares apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.