Estudantes de escolas pública e privada participam de formação cidadã em Marabá

Alunos marabaenses, de diferentes realidades sociais, estiveram reunidos em um evento organizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) na manhã de segunda-feira (24). Turmas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Alvorada e da Escola Acy Barros participaram de uma palestra interativa nas Promotorias de Justiça de Marabá.

O encontro, conduzido por membros do MPPA, ofertou uma palestra interativa sobre os “Direitos da Criança e do Adolescente: Violações de Direito x Proteção Integral”, além de abordar outros temas essenciais para a formação cidadã dos 90 estudantes, incluindo debates sobre a função do órgão, seus conceitos e atuação na sociedade.

Esta iniciativa busca ampliar o diálogo entre o Ministério Público e a comunidade escolar, promovendo debates sobre direitos e deveres, além de fortalecer a consciência cidadã dos jovens. Com essa ação, as promotorias de Marabá reafirmam o compromisso com a educação e a formação de uma juventude mais consciente e participativa na sociedade.

Nesta oportunidade, os promotores de Marabá, Samuel Furtado Sobral (Justiça Criminal), Jane Cleide Silva Souza (Infância e Juventude) e José Grisi Dantas (Saúde, Educação e Direitos Constitucionais) receberam a missão de representar o órgão e conduzir as discussões com o público jovem.

Durante o encontro, foram exibidos três vídeos que estimularam debates entre os estudantes. O curta Vida Maria trouxe discussões sobre a importância do acesso à educação e o impacto das experiências vividas na infância na formação do indivíduo. Igualmente, fragmentos da série Adolescência (disponível na Netflix), estimularam reflexões sobre o papel da escola, a cultura da paz, bullying e o impacto do isolamento juvenil e do uso excessivo das redes sociais. Por fim, o trailer do filme Quatro Dias com Ela provocou discussões sobre o direito à saúde dos jovens, o acesso às drogas e os desafios enfrentados em projetos de vida.

Ao reunir alunos de realidades sociais distintas, o evento possibilita a imersão nos contextos das diferentes vivências dos adolescentes, ao abordar temas que estão presentes tanto na periferia, quanto nos bairros nobres da cidade. Além disso, é possível refletir sobre como classe social, distribuição de renda e acesso à cultura e educação refletem no comportamento do indivíduo e em suas experiências de vida.

Importante para o desenvolvimento de jovens, o ciclo de palestras faz parte do projeto “O Despertar Cidadão: O Ministério Público nas Escolas”, iniciativa promovida pelas Promotorias de Justiça do Polo de Marabá, cujo lançamento ocorreu no último dia 13 de março.

O projeto conta com a participação dos promotores Cristine Magela Correa, Francisca Paula Morais da Gama, Jane Cleide Silva Souza, José Grisi Dantas, Lílian Viana Freire, Samuel Furtado Sobral, Alexssandra Muniz Mardegan, Aline Cunha da Silva dos Reis, Elimara Aparecida Ferreira Moura e Erick Ricardo de Souza Fernandes.

(Luciana Araújo, com informações do MPPA)

O post Estudantes de escolas pública e privada participam de formação cidadã em Marabá apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.