Aurora MKT Club amplia rede de apoio a mulheres da comunicação

O nome vem de um livro que diz muito sobre o momento em que tudo começou: ‘Aurora: o despertar da mulher exausta’, da Marcela Ceribelli. Inspirada por essa metáfora potente, a publicitária Gabriella Aguiar decidiu criar um grupo de WhatsApp exclusivo para mulheres da comunicação no Rio Grande do Norte. O objetivo era simples: trocar experiências, desabafar, impulsionar umas às outras. O que ela não imaginava é que aquele espaço informal se tornaria, em pouco tempo, uma verdadeira comunidade.

Um ano depois, o Aurora Marketing Club é um movimento. Um lugar onde mulheres se apoiam, se desenvolvem e se reconhecem como protagonistas da própria trajetória profissional. Com pilares sólidos — autoconhecimento, parceria e ambição —, a Aurora vem construindo um novo jeito de estar no mercado da comunicação: com propósito e força coletiva.

“Quando criei a Aurora, a intenção era ser apenas um grupo de WhatsApp com exclusividade para mulheres, mas virou uma comunidade fortíssima, e me orgulho muito disso”, conta Gabriella.

A motivação para criar a Aurora veio da própria vivência profissional da fundadora. “Ao longo da minha jornada tive alguns impasses muito relacionados à existência feminina no mercado e isso sempre me incomodou”, diz. Segundo ela, os desafios ainda são muitos — e estruturais. “Nascer mulher te faz perder metade da credibilidade profissional, da chance de ocupar cargos de gerência… só por ser quem você é”.

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Publicitária Gabriella Aguiar. Foto: Daniel Reis

Por isso, a Aurora se propõe a fortalecer a autoestima profisional das mulheres, com ações concretas. “A gente busca trabalhar isso de maneira realista e sólida, para que essas cadeiras estejam cada vez mais ocupadas por nós”, reforça.

Apesar dos avanços, Gabe enxerga com cautela as mudanças recentes. “Percebo que existe um movimento, mas ainda sinto que isso é muito aquela ‘cota politicamente correta’ que as empresas usam para dizer que contratam mulheres”, explica. Por outro lado, acredita que a Aurora já contribui ativamente para provocar mudanças reais, especialmente no mercado local. “As mulheres estão mais conscientes do que merecem profissionalmente, e as empresas estão de olho em como o mercado está se comportando”, afirma.

Na prática, a Aurora funciona como um ecossistema colaborativo. “O networking sem dúvidas é o forte da comunidade. Fazer a ponte entre as mulheres não somente conecta elas, mas também gera renda interna — e isso acontece diariamente!”, diz Gabriella.

A comunidade se movimenta em diferentes frentes: workshops, mentorias, meets e encontros de wellness. “Os workshops são para fomentar o conhecimento, o clube de wellness aproxima ainda mais a comunidade, e os meets são os maiores eventos, quase uma vitrine do que vivemos aqui dentro”.

As mentorias também seguem esse princípio de troca. “São pensadas para que haja aprendizado mútuo entre quem aplica e quem participa. Tento fazer da Aurora um espaço de experimentação constante. Às vezes é a primeira vez que uma mulher aplica um workshop, e isso já é um marco”.

A comunidade se mantém viva pelo engajamento natural das participantes. “Todos os grupos, todos os dias, são alimentados pelos próprios membros. Seja com divulgação de eventos, temas pertinentes… em tudo engajamos e nos comunicamos muito bem”.

E a força desse coletivo também se mostra nos momentos marcantes. “Não é um momento específico, mas sempre que alguma mulher me conta que abriu uma empresa inspirada pela comunidade, ou conseguiu um trabalho que queria muito… eu me sinto parte do processo dela”.

Gabriella não esconde o orgulho por estar empreendendo dentro do universo da comunicação. “Adoro quando as divas vêm conversar comigo e abrem o coração. Estou exatamente onde gostaria de estar”. Mas ela também reconhece os desafios. “Feminismo é uma pauta muito sensível e cheia de desdobramentos. Então preciso fazer um trabalho de empatia muito grande para entender os contextos de cada uma”, comenta.

A liderança da comunidade tem sido, para ela, uma escola intensa. “Acho que ganhei 10 anos de experiência em um só. É muito louco porque eu lido com várias realidades diferentes sob uma ótica feminina e cheia de particularidades. Mas com diplomacia, sempre me fortaleci”.

O que vem pela frente

Os planos são ambiciosos e coerentes com tudo o que já foi construído até aqui. “Quero rodar o mundo com essa comunidade!”, afirma Gabriella. A ideia agora é expandir para outros estados e refinar ainda mais os produtos educacionais do clube.

Em relação aos desejos para os próximos anos, a fundadora conta que quer ver a Aurora ‘no celular e nos fones de todas as mulheres desse Brasilzão’ . “É ambicioso, mas quero ler essa matéria daqui a alguns anos e pensar: ‘ó, consegui’”, diz.

Para quem sonha em criar uma iniciativa com impacto, Gabe é direta: “Apenas faça! Temos uma necessidade gigante por espaços estritamente femininos, e o sucesso da Aurora só comprova isso”.

Ela conta que se pudesse conversar com a versão dela mesma de um ano atrás, diria: “Você conseguiu. E já mudou de ideia várias vezes, porque cresceu demais no processo”.

E é esse o espírito da Aurora: um espaço em constante movimento, onde mulheres crescem juntas, impulsionadas por tudo o que podem ser — e já estão se tornando.

Mercado do Futuro

Aurora MKT Club comemora seu primeiro ano com o evento “Mercado do Futuro” no dia 29 de março, às 9h, no Cinépolis Natal Shopping. Com a presença da influenciadora Luísa Souto e da gerente de marketing do Natal Shopping Diana Petta, o encontro reunirá 150 participantes para debater tendências de consumo e transformação no setor.

Criada por Gabriella Aguiar, a Aurora surgiu para apoiar mulheres no mercado, conectando mais de 650 profissionais. O evento, apoiado por Sebrae e outras marcas, reforça a missão de empoderamento feminino e networking. Ingressos disponíveis em outgo.com.br/iii-terceiro-meet-aurora-mkt-club

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