Diretor de documentário vencedor do Oscar é linchado e detido por militares israelenses na Cisjordânia

O palestino Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar, foi linchado por colonos israelenses e posteriormente detido por militares das Forças de Defesa de Israel (FDI) na Cisjordânia. A informação foi divulgada pelo jornal israelense Haaretz nesta segunda-feira (24).

O ataque ocorreu nas proximidades do assentamento israelense de Susya. Segundo o jornalista israelense Yuval Abraham, também diretor do documentário, Ballal foi ferido por colonos e colocado em uma ambulância, mas foi retirado do veículo por militares israelenses enquanto recebia atendimento médico. Abraham afirmou que Ballal apresentava ferimentos na cabeça e na barriga e estava sangrando.

Testemunhas relataram que um grupo de 10 a 20 colonos mascarados atacou Ballal e outros ativistas judeus com pedras e bastões, além de quebrar os vidros de seus carros e furar os pneus. “Colonos invadiram casas, atiraram pedras, quebraram janelas e veículos e agrediram violentamente moradores e ativistas de solidariedade. Várias pessoas ficaram feridas”, declarou o ativista palestino Ihab Hassan na rede social X.

Josh Kimelman, um dos ativistas presentes, disse à Associated Press que não se sabe o paradeiro de Ballal, pois ele foi levado vendado pelas FDI. O Exército israelense afirmou que investiga o caso, mas não forneceu mais detalhes.

O documentário Sem Chão, dirigido por israelenses e palestinos, retrata a vida de palestinos na Cisjordânia, abordando a violência promovida por colonos e militares israelenses.

A violência na região tem aumentado desde o início do ano, após a assinatura e o fim de uma trégua entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. As forças israelenses têm conduzido grandes operações na Cisjordânia, justificando as ações como combate a grupos terroristas. Desde então, milhares de palestinos foram deslocados, e infraestruturas foram destruídas.

Em janeiro, Israel enviou tanques de guerra para a cidade de Jenin pela primeira vez em mais de 20 anos. Em fevereiro, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que as FDI estão se preparando para uma “estadia prolongada” na Cisjordânia para intensificar operações contra grupos extremistas.

Atualmente, existem mais de 140 assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, abrigando cerca de 450 mil israelenses. A presença dessas comunidades é condenada pela comunidade internacional. Apesar de ser um território palestino, Israel detém controle militar sobre a região, e os palestinos estão sujeitos à lei militar israelense, podendo ser julgados por tribunais militares do país.

Fonte: G1

The post Diretor de documentário vencedor do Oscar é linchado e detido por militares israelenses na Cisjordânia appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.