Tangará tem situação de emergência reconhecida pelo governo federal devido à seca

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira 24, a situação de emergência no município de Tangará, no Rio Grande do Norte, afetado pela seca. A portaria nº 835 com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Com o reconhecimento federal, a prefeitura pode solicitar recursos para ações de defesa civil, incluindo compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 55 reconhecimentos vigentes, sendo 44 por seca, 10 por estiagem e um por chuvas intensas.

Os municípios em situação de emergência devem solicitar recursos ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho e, após aprovação, publica portaria no DOU com o valor a ser liberado.

A Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. As formações são voltadas para agentes de proteção e defesa civil das três esferas de governo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.