Polícia trata engavetamento que matou seis pessoas no Paraná como homicídio doloso; carreta é apreendida


Acidente em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, matou motorista de carreta e cinco pessoas de uma mesma família. Carro foi esmagado por dois caminhões. Polícia trata engavetamento que matou seis pessoas no Paraná como homicídio doloso
A Polícia Civil do Paraná abriu um inquérito para investigar um engavetamento que matou seis pessoas e um cachorro na noite da última sexta-feira (30) na BR-116. O caso é tratado como homicídio doloso – quando há a intenção de matar.
Duas carretas e um carro se envolveram no acidente registrado no Contorno Leste, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no momento da batida o trânsito no trecho estava lento. Uma carreta bitrem não conseguiu frear, batendo no carro da família, que estava a caminho da praia e foi prensado contra outra carreta à frente.
As vítimas são cinco pessoas de uma mesma família de Ponta Grossa que estavam no carro e o motorista de uma das carretas que morava em Guarapuava. Veja detalhes a seguir.
De acordo com o delegado de São José dos Pinhais Fábio Machado, responsável pelas investigações, a carreta foi apreendida, vai passar por perícia e o inquérito analisará fatores como visibilidade no trânsito, condições de sinalização e freios da carreta, condições do motorista e da própria via.
Engavetamento mata ao menos 5 pessoas e um cachorro em São José dos Pinhais
As apurações devem identificar qual foi a modalidade de culpa e se o motorista foi prudente ou negligente no momento do acidente.
“A intenção nossa é determinar se houve alguma falha por parte do motorista ou se os elementos do trânsito falharam neste momento, pode ser que a visibilidade estivesse comprometida ou que a via tivesse imprópria para trafegabilidade. Pode ser que o veículo estava em péssimas condições de frenagem, de iluminação ou até mesmo que o motorista tivesse estado de embriaguez”, explicou.
Leia mais:
Ponta Grossa: Motorista de ônibus é morto a tiros enquanto dormia ao lado da esposa e da filha pequena, no Paraná”
Grave: Acidente entre dois carros e três caminhões mata uma pessoa e bloqueia faixas da BR-376 no sentido Santa Catarina
Saiba quem são: Cinco das seis vítimas de engavetamento no Paraná eram da mesma família
A investigação deve ouvir profissionais da saúde e policiais que atuaram no acidente e também motoristas que estavam no local e presenciaram a cena.
O inquérito investiga também se a concessionária teria a responsabilidade de sinalizar o local no momento em que o trânsito estava parado.
O delegado acredita que o inquérito possa ser finalizado em até 15 dias.
Pai, mãe, filhas e noivo de uma delas morreram em engavetamento do Paraná
Reprodução/RPC
Trânsito estava lento no momento do acidente
O grave acidente aconteceu no km 99 da BR-116, no Contorno Leste em São José dos Pinhais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito estava lento no trecho.
Pai, mãe, duas filhas, o noivo de uma delas e o cachorro da família morreram no local. O motorista da carreta que não conseguiu frear também faleceu na hora, enquanto o outro saiu ileso. As vítimas são:
Renata Isabelli Fernandes Silveira, 36 anos, professora da Educação Infantil no CMEI Vanessa Kubaski Maciel;
Rafaela Fernandes da Silveira, 32 anos, irmã de Renata e professora do Ensino Fundamental na Escola Municipal Raul Pinheiro Machado;
Diego Rattes Guimarães, 33 anos, noivo de Rafaela e servidor administrativo na Secretaria Municipal do Meio Ambiente;
Celso Miguel da Silveira, 67 anos, motorista do carro e pai de Renata e Rafaela;
Helena Fernandes da Silveira, 61 anos, mãe de Renata e Rafaela, esposa de Celso.
Edson Luís dos Santos, 49 anos, motorista da carreta bitrem de uma transportadora de Ponta Grossa.
Engavetamento destruiu carro da família, no Paraná
RPC
Os vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.