Vereador defende licitação com pagamento por quilômetro rodado em Natal

O vereador Leo Souza (Republicanos), presidente da Comissão de Transportes da Câmara de Natal, defendeu mudanças no modelo de licitação do transporte público da cidade, incluindo a remuneração das empresas por quilômetro rodado, em vez do atual sistema baseado no número de passageiros. “Se a gente tiver uma licitação, como o exemplo foi feito em outros lugares, Aracaju, Belo Horizonte, pelo quilômetro rodado, a gente vai ter mais veículos rodando, menos ônibus lotados e talvez a gente consiga atrair até mais passageiros”, afirmou durante entrevista à Rádio 96 FM.

A proposta surge enquanto o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ainda analisa o edital de licitação do transporte público de Natal. Leo Souza explicou que o documento foi baseado em um estudo de 2023, ano atípico devido a crises no setor, como ônibus incendiados. “Esse estudo está sendo adaptado para 2024, que é um ano comum e já está fechado”, disse. Ele ressaltou que as alterações necessárias não exigirão um novo edital, mas ajustes no existente.

Outra sugestão do vereador é a divisão da licitação em lotes, o que permitiria equilibrar linhas mais rentáveis com aquelas que atendem áreas menos movimentadas. “Linhas como a 01 e a 33A, que chegavam até o Village de Prata, precisam voltar”, afirmou. Ele também propôs a regulamentação imediata de ônibus com ar-condicionado, seguindo o modelo de cidades como João Pessoa e Fortaleza. “Não é obrigatório pagar mais caro, mas é uma opção para quem busca conforto”, explicou.

Além do transporte público, Leo Souza destacou a necessidade de investir em mobilidade ativa, incluindo ciclovias e integração entre modais. Ele citou a criação de um Comitê de Mobilidade Ativa para tratar de questões como iluminação, poda de árvores e segurança nas ciclovias. “As ciclovias são ilhas, não estão interligadas. Precisamos de políticas públicas eficientes”, disse.

O vereador também mencionou a proposta de implantação do sistema Transbike ou BikeRack, que permite o transporte de bicicletas na frente dos ônibus, inspirado em modelos adotados em Florianópolis e no exterior. “Isso não gera custo para a licitação e pode ser feito de imediato”, afirmou.

Léo Souza ainda anunciou a criação de um canal para receber reclamações dos usuários do transporte público. “Recebemos denúncias de ônibus com goteiras e em más condições. Isso é inadmissível”, disse. Ele também sugeriu a modernização das paradas de ônibus, com a instalação de abrigos financiados por publicidade.

As propostas do vereador buscam modernizar o sistema de transporte de Natal, que não passa por licitação há 30 anos, e torná-lo mais atrativo para a população. “A mobilidade envolve todo o ecossistema: pedestres, ciclistas, motociclistas e usuários de ônibus. Precisamos pensar além do carro”, concluiu.

Quem critica engorda de Ponta Negra deveria estudar, diz Leo Souza

O vereador defendeu a obra de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, e rebateu críticas da oposição sobre os alagamentos na cidade. Ele explicou que os dissipadores instalados na praia têm a função de reduzir a velocidade da água, mas não evitam completamente a formação de poças. “Aquilo ali já era previsto quando a gente fez a engorda. A engorda foi feita, sobretudo, para salvar o Morro do Careca, que ninguém estava falando”, afirmou.

Sobre as críticas da oposição, Leo Souza sugeriu que os parlamentares se informem melhor antes de questionar a obra. “O que eu sugiro a quem está criticando é que também faça o mesmo. Vá estudar, vá pesquisar para entender que aquilo ali é um movimento normal”, disse. Ele se colocou à disposição para debater soluções. “Se existe alguma solução para que não tenha o espelho d’água que está sendo criticado, que a gente possa entender e apresentar à Prefeitura”, completou.

Leo Souza destacou que a obra foi essencial para preservar o principal cartão postal de Natal. “Você não via vereador, político, ninguém se mobilizar para salvar o Morro do Careca, que a gente ia perder”, disse. Ele ressaltou que os dissipadores estão funcionando. “Toda essa água já caía na praia. Só que, como não tinha faixa de areia, ela era absorvida direto no mar”, explicou.

O vereador também comentou sobre os alagamentos em outras áreas da cidade, como a Rua Tenente Souza e o Cavaco Chinês, na Zona Norte. “Isso, sim, demanda a nossa atenção, e a gente precisa buscar recurso, fazer o que Paulinho está fazendo agora lá em Brasília”, afirmou. Ele cobrou investimentos para resolver os problemas crônicos de drenagem em Natal.

O parlamentar reforçou que a obra de engorda foi planejada ao longo de dez anos e está documentada. “Isso era uma característica prevista na obra, isso é fato”, afirmou.

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