Empresa pede desculpas a Ingrid Guimarães e investiga troca de assentos após repercussão negativa

Após enorme repercussão nas redes sociais, a American Airlines afirmou que está investigando o caso da atriz Ingrid Guimarães e que um funcionário conversou com ela “para pedir desculpas pessoalmente”. A artista voltava de Nova York para o Rio de Janeiro em um voo direto da companhia, na última sexta-feira (7), quando um funcionário mandou que ela cedesse seu lugar na Premium Economy para uma pessoa da primeira classe, já que um assento daquela categoria havia quebrado.

“A American Airlines se empenha para proporcionar uma experiência positiva a todos os passageiros e sentimos muito pela recente experiência de nossa cliente. Um membro de nossa equipe conversou com ela para pedir desculpas pessoalmente e resolver o assunto. Além disso, continuamos investigando o caso para entender todos os seus detalhes”, declarou a American Airlines, em nova nota enviada ao GLOBO.

Ao GLOBO, a atriz contou detalhes do ocorrido:

— O funcionário me disse: “Bad news, a senhora vai ter que ir para a classe econômica, porque terá que ceder seu lugar para uma pessoa da primeira classe”. Eu disse que não ia porque comprei meu assento na Premium. Por que teria que resolver um problema que era da Executiva? — questiona Ingrid, que foi do aeroporto JFK para o Rio no voo 973, e também postou um desabafo nas redes sociais.

Um segundo funcionário se aproximou e, segundo Ingrid, passou a usar um tom de ameaça. Diante de nova recusa da atriz, um terceiro comissário a abordou e afirmou: “Se a senhora não sair, nunca mais viaja de American Airlines”. E então anunciou aos passageiros que todo mundo teria que descer da aeronave porque uma passageira não queria colaborar. Segundo a atriz, sua irmã e seu cunhado participaram da conversa por dominarem o inglês, e o funcionário mandou que eles “calassem a boca”.

— Minha filha também estava na Econômica e disse que eles não explicaram nada do que estava acontecendo aos passageiros. Não sabiam que eu era uma pessoa pública. Colocaram o avião inteiro contra mim. Pessoas diziam: “Fala sério que a gente vai ter que descer por conta de um capricho seu”. Um advogado brasileiro que estava ao lado disse: “Ingrid, é melhor você sair, porque daqui a pouco vai sair algemada do avião”. Óbvio que saí, né? Dá uma sensação de impotência enorme. Fiquei muito humilhada, com uma sensação de fragilidade absoluta. Fui uma situação abusiva, constrangedora, fui muito desrespeitada.

Quando a atriz indagou o funcionário sobre os motivos de ter sido escolhida, recebeu a seguinte resposta:

— Disseram que, provavelmente, era porque era mulher e estava viajando sozinha. Isso na véspera do Dia Internacional da Mulher. Afirmou que olham a reserva para não separar famílias. Quando levantei da poltrona, enfiaram um papelzinho na minha mão. Quando vi, era um voucher de 300 dólares. Não o dinheiro em si, e sim um desconto para uma próxima viagem. Há várias maneiras de resolver uma situação dessas. Perguntar se alguém aceitaria trocar e ganhar um desconto seria uma delas. Provavelmente, haveria alguém. Não tem a menor chance de eu não processar. Nem é pelo dinheiro, é pelo tratamento. Me colocaram numa situação de constrangedora.

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